Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Personagem: José Lima dos Santos
Por: Coleção Alagados, 11 de agosto de 2020

A força da paróquia na Arquidiocese de Salvador

Esta história contém:

A força da paróquia na Arquidiocese de Salvador

Vídeo

Dom Geraldo chegou pra aqui em 2000, e teve o Jubileu. Ai colocou o jubileu das crianças. Rapaz isso foi uma novidade. Jubileu das crianças! Ai nós programamos. Dominique disse: "- É, nós temos que levar as crianças para a catedral". Ai sim, ai nós fomos, fomos não, preparamos. Como preparar, se nós tínhamos uma catequese aqui que tinha mais de 500 crianças? Pra levar tudo não dá. Ai eu consegui, eu era o catequista no ano de 2000. Aí eu disse: “ – Bom, eu vou tentar na empresa”, que eu tinha amizade com o pessoal da empresa. Ai eu cheguei lá e expus as coisas, ele disse: "- Eu vou dar os ônibus". Ai deram 2 ônibus. Doou. Doou para conduzir as crianças daqui para - dia de sábado a tarde, é como o dia de hoje. Dia de sábado a tarde - lá para levar e trazer. Ai fomos organizar por catequista, o meu é 20, o outro, aqui Selminha... não sei quantos. Ai quando somou tudo. Bom só pode levar tanto de cada um, ai levou, só sei que eu levei uns 20, outro deve ter levado uns 15, 20 e assim por diante de criança, quando somamos tudo deu 400. 400! Ele ficou doido, 400 crianças! Tem que ser paróquia de maluco! Dominique falou: "- Vocês são todos doidos e eu também!" Ele disse “- Vocês tão tudo doido e eu também!” Assim. Ai, como levar? Organizamos, fizemos treinamento nas crianças, nos catequistas, quem levar a criança leve, quando chegar sai de catequista por catequista. E as crianças treinadas, chega lá quietas, acompanhar em fila como soldado no quartel, obediência. Tudo feito. Perfeito. Pegamos o ônibus, quando chegou lá a igreja já estava cheia. Se não tinha 400 lá, como é que vai entrar 400 se já estava cheia com 400, como que entra 400, como é que faz? E sabe qual que foi a nossa ideia? e Dom Geraldo dizendo, foi o ano que Dom Geraldo chegou aqui, e era o jubileu que dom Geraldo ia ver, o jubileu das crianças da catequese da arquidiocese. Ai tinha criança de Camaçari, de Cruz das...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios