Primeiros anos de vida na Fazenda Itapeva. Alguns trabalhos dentro da igreja ainda menina. Lembranças da infância com os pais. Casa e brincadeiras de infância. Recordações do período escolar. Aprendizados de costura e bordado. Namoro e casamento com Seu Toninho. Trabalho na Pastoral da Criança. Filho adotivo, Padre Inácio de Gusmão. Festas da paróquia. Maternidade. História de como começou a pintar. Viagem marcante para o Rio Grande do Sul. Rotina. Trabalhos na igreja. Pandemia e religiosidade.

Meu pai era filho de espanhol e minha mãe filha de italianos, meus avós vieram moços da Itália e da Espanha. Se conheceram no navio, no fim vieram pra cá e casaram. Eu tenho boas lembranças quando eu morava ainda em Itapeva e ia levar o café para o meu pai, que trabalhava na usina, onde ge...Continuar leitura

imagens (8)

Família reunida

data (ou período): 25/09/1993 Imagem de:

Dia do Sim

data (ou período): 21/12/1993 Imagem de:

Núcleo familiar

Filho do coração

Amor de toda a vida

O enquadramento de um luto

data (ou período): Ano 1992 Imagem de:

Casa de infância

data (ou período): Ano 2012 Imagem de:

Pé de manga

data (ou período): Ano 2012 Imagem de:

Família reunida

Foto tirada com os pais e irmãos de Toninha. Seus pais, Manuel e Aparecida, estão sentados e os filhos estão atrás, em pé. (Da esq. para dir.) A ordem é do filho mais novo para a mais velha: Pedro Tadeo, Fátima, Mafalda, Aparecida, Ana e Antonia, mais conhecida como Toninha. Esta foto foi tirada no dia das Bodas de Ouro dos seus pais. A família estava na chácara de Toninha, no bairro Cancian, em Capivari.

período: 25/09/1993

Dia do Sim

Foto do dia do casamento de Antonia, mais conhecida como Toninha, com o seu Antonio, mais conhecido como Toninho.

período: 21/12/1993

Núcleo familiar

Antonia com seu marido e filhos. Na frente estão Toninho e Toninha. Atrás estão ngela, filha do meio; Nelsinho, o caçula; e a Andrea, filha mais velha.

Filho do coração

Foto do Padre Inácio, filho adotivo de Toninha e Toninho.

Amor de toda a vida

Dona Toninha e Seu Toninho.

O enquadramento de um luto

Toninha decidiu dedicar-se à pintura após uma enorme perda em sua família, a morte acidental de seu jovem sobrinho. Este foi o primeiro quadro pintado por ela.

período: Ano 1992

Casa de infância

Em 2012, Toninha foi visitar a casa que morou na infância, em Itapeva, e tirou uma foto para ter um registro do seu antigo lar. Após um mês dessa foto, sua casa foi demolida sem nenhum aviso prévio. Toninha, então, resolveu pintar um quadro de sua casa a partir de seu único registro. Este é o resultado.

período: Ano 2012

Pé de manga

Este quadro, feito por Toninha, representa o pé de manga que ficava no quintal de sua casa de infância. Do lado esquerdo representa o pé de manga como era em sua infância, uma árvore forte, grande e carregada de frutas. Já do lado direito, Toninha pintou essa mesma árvore, mas dessa vez da maneira como ela encontrou ao visitar sua casa de infância anos depois de sua mudança de cidade. Nesta visita ela encontrou a árvore queimada, machucada e seca.

período: Ano 2012
tipo: Fotografia

Entrevista de Antonia Alves Quagliato Entrevistada por Luiza Gallo e Wagner Antonio Bragalda Rafard, 06/10/2022 Projeto: Todo Lugar tem uma História pra Contar – Rafard Entrevista número: PCSH_HV1369 Realizado por: Museu da Pessoa Transcrita por Selma Paiva Revisado por Luiza Gallo P/1 – To...Continuar leitura

Título: A costura do antes, do agora e do depois

Data: 06/10/2022

Local de produção: Brasil / São Paulo / Rafard

Personagem: Antonia Alves Quagliato Entrevistador: Luiza Gallo Favareto Transcritor: Selma Paiva Revisor: Luiza Gallo Favareto Vídeomaker: Alisson da Paz Entrevistador: Wagner Antonio Bragalda Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.