Página Inicial | Pessoa
Antonia Alves Quagliato
- data ou período de nascimento: 25/02/1944
- gênero: Feminino
- cor / raça: Branca
- local de nascimento: Brasil / São Paulo / Rafard
- local de moradia atual: Brasil / São Paulo / Rafard
- religião: Catolicismo
- profissão: Artesã, cozinheira e do lar
sobre
Antonia Alves Quagliato, mais conhecida como Toninha, nasceu na Fazenda Itapeva, em 1944. Viveu os 7 primeiros anos nesta fazenda, onde fez o primeiro ano do grupo escolar. Mudou para Rafard, fez a Primeira Comunhão e Catequese, e desde então não saiu mais da igreja, sempre participando de diversas atividades. Aos 12 anos, Toninha aprendeu a costurar e não parou mais. Trabalhou também como tecelã e como coordenadora de catequese, além de implementar e coordenar por 15 anos a Pastoral da Criança em Rafard. Toninha casou-se com o seu namorado de infância, seu Toninho.
-
minhas histórias
(não disponível) -
histórias sobre mim
-
imagens
-
coleções
(não disponível)
A costura do antes, do agora e do depois
Personagem: Antonia Alves QuagliatoAutor: Museu da Pessoa
Núcleo familiar
data (ou período): Sem informação de data Imagem de:Antonia Alves Quagliato
Filho do coração
data (ou período): Sem informação de data Imagem de:Antonia Alves Quagliato
Amor de toda a vida
data (ou período): Sem informação de data Imagem de:Antonia Alves Quagliato
Família reunida
Foto tirada com os pais e irmãos de Toninha. Seus pais, Manuel e Aparecida, estão sentados e os filhos estão atrás, em pé. (Da esq. para dir.) A ordem é do filho mais novo para a mais velha: Pedro Tadeo, Fátima, Mafalda, Aparecida, Ana e Antonia, mais conhecida como Toninha. Esta foto foi tirada no dia das Bodas de Ouro dos seus pais. A família estava na chácara de Toninha, no bairro Cancian, em Capivari.
Dia do Sim
Foto do dia do casamento de Antonia, mais conhecida como Toninha, com o seu Antonio, mais conhecido como Toninho.
Núcleo familiar
Antonia com seu marido e filhos. Na frente estão Toninho e Toninha. Atrás estão ngela, filha do meio; Nelsinho, o caçula; e a Andrea, filha mais velha.
Filho do coração
Foto do Padre Inácio, filho adotivo de Toninha e Toninho.
Amor de toda a vida
Dona Toninha e Seu Toninho.
O enquadramento de um luto
Toninha decidiu dedicar-se à pintura após uma enorme perda em sua família, a morte acidental de seu jovem sobrinho. Este foi o primeiro quadro pintado por ela.
Casa de infância
Em 2012, Toninha foi visitar a casa que morou na infância, em Itapeva, e tirou uma foto para ter um registro do seu antigo lar. Após um mês dessa foto, sua casa foi demolida sem nenhum aviso prévio. Toninha, então, resolveu pintar um quadro de sua casa a partir de seu único registro. Este é o resultado.
Pé de manga
Este quadro, feito por Toninha, representa o pé de manga que ficava no quintal de sua casa de infância. Do lado esquerdo representa o pé de manga como era em sua infância, uma árvore forte, grande e carregada de frutas. Já do lado direito, Toninha pintou essa mesma árvore, mas dessa vez da maneira como ela encontrou ao visitar sua casa de infância anos depois de sua mudança de cidade. Nesta visita ela encontrou a árvore queimada, machucada e seca.
Reivindicar titularidade
Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”), nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.