A entrevista de Shinji Yonamine foi gravada pelo Programa Conte Sua História no dia 11 de abril de 2013 no estúdio do Museu da Pessoa, e faz parte do projeto "Aproximando Pessoas - Conte Sua História". Em sua entrevista, Shinji conta a história de sua família Okinawana que migrou para o Brasil em 1917 a partir de dois acidentes com os veleiros da família. Seu pai, que passou a trabalhar como agricultor de algodão no interior de São Paulo, montou uma pensão em Araçatuba, mas após passar por algumas intempéries, a passou a trabalhar no CEASA. Essas e outras histórias que remontam a história da comunidade japonesa no Brasil são relembradas por Shinji em seu depoimento.

Da parte da minha mãe, a família veio para o Brasil em 1917, mas eu não sei o motivo nem o que ele fazia. Da parte do meu pai, o meu avô tinha dois veleiros. Um dia ele foi transportar uma tora de madeira para a reforma do castelo imperial Shurijo, em Okinawa, e trincou o barco. O outro, o furac...Continuar leitura

P/1 – Vou pedir para você falar o seu nome completo, data e local de nascimento. R – Meu nome é Shinji Yonamine. Nasci dia 17 de julho de 1950 na cidade de Aracatuba – São Paulo. P/1 – Os seus pais são de Araçatuba? R – Não. Meu pai veio para o Brasil em 1934, com 13 anos.Minha mãe ...Continuar leitura

Título: A comunidade Okinawana

Local de produção: São Paulo