Órfã de mãe aos dois anos de idade, ganhou nova família e novos irmãos a partir do segundo casamento de seu pai. Isaltina guarda doces lembranças da infância, das brincadeiras com os irmãos e dos tempos de escola. E outras não tanto, como, por exemplo, o envio do pai para o interior do estado, por ocasião da Segunda Guerra Mundial. Mas foi por pouco tempo, pois ele era naturalizado e assim pôde estar de volta em alguns meses. Por sorte, sua irmã mais velha exerceu a guarda dos irmãos menores e, desta forma, ninguém precisou largar os estudos. O filho de uma amiga da família foi seu primeiro namorado. E o último. Em pouco tempo, estavam casados. Foram viver na casa dele, com a mãe já idosa. Como nos contos de fada, viveram felizes até a morte dele, aos 69 anos. Foram anos de muito entendimento, muito trabalho, muito movimento e muitos filhos - sete para criar, uma que se foi ao nascer. Isaltina, guerreira, deu conta de tudo: da criação das crianças; da casa grande; da carreira política do marido; do trabalho voluntário; do dia sagrado de cinema com o marido, seguido de jantar fora; da casa sempre cheia; das festas, aniversários, Natais… Amarga, no entanto, a perda precoce do filho médico - aos 52 anos - mas, em compensação, tem muito a agradecer a Deus porque todos eles se encaminharam, seja nas respectivas profissões, seja na vida pessoal, deram-lhe netos, que relutam, no entanto, em dar-lhe um bisneto, e, de tudo o que viveu, almeja apenas morrer em paz e deixar todos os seus também em paz. Afinal, paz é o que deseja para o mundo.

Nasci no dia 09 de setembro do ano de 1928, na cidade de Santos, litoral sul de São Paulo. Meus pais vieram de Okinawa, no Japão. Ele, Bunguru Naka e ela, Carmem Naka. Ela morreu quando eu tinha apenas dois anos de idade. Como tantos outros imigrantes, meu pai veio, inicialmente, para trabalhar ...Continuar leitura

Programa Conte Sua História Entrevistada por Rosana Miziara Depoimento de Isaltina Uehara São Paulo, 06/07/2017 Realização Museu da Pessoa PCSH_ HV601_ Isaltina Uehara Transcrito por Danielle Sales Lopes Revisão: Paulo Rodrigues Ferreira _________________________________________________________...Continuar leitura

Título: Longevidade, atividade e serenidade

Data: 06/07/2017