A entrevista de Alexandre Takara foi gravada pelo Programa Conte Sua História no dia 11 de abril de 2013 no estúdio do Museu da Pessoa, e faz parte do projeto "Aproximando Pessoas - Conte Sua História". Alexandre nasceu em Oknawa, no Japão e conta sobre os costumes tradicionais de sua família, que veio para o Brasil e atuaram como agricultores. Hoje, Alexandre é presidente da Associação Oknawana no Brasil e realiza diversos trabalhos em prol do resgate desta cultura.

Meu pai nasceu em 1898 e minha mãe em 1900, portanto dois anos de idade de diferença. Quando nascia uma mulher, existia aquele casamento por combinação familiar. A família do meu pai pediu a minha mãe, ainda criança de berço, para casar-se com meu pai. Então vínculos familiares permanecem ...Continuar leitura

P/1 – O senhor pode começar falando o seu nome completo, data e local de nascimento? R – Meu nome é Alexandre Takara, sou natural de Promissão, uma cidade do interior do estado de São Paulo, entre Bauru e Araçatuba. Nasci em 04 de julho de 1931. Portanto, vou fazer 82 anos. Garotão, hein?...Continuar leitura

Título: Um legítimo Okinawano

Data: 10/04/2013