Nesta entrevista, Mitsue nos conta sobre sua infância no bairro Liberdade, sua ascendência japonesa e a história da família formada por samurais. Filha de imigrantes japoneses, ela detalha a vinda dos pais ao Brasil, em 1918 e os primeiros anos de adaptação e de dificuldades enfrentadas pela família como trabalhadores de campo em uma fazenda de café em Araraquarense. Ao narrar sobre a mudança da família para São Paulo, no bairro Liberdade, e sobre os sacrifícios iniciais dos irmãos mais velhos em prol da família, algo comum na cultura japonesa, nossa entrevistada relembra a proibição de estudos japoneses nas escolas e da conversão do budismo ao catolicismo, assim como o período em que interrompeu os estudos, no colegial, para ajudar a família financeiramente. Mitsue relata com detalhes sua formação em História Natural na cidade de Curitiba, o namoro,  casamento, filhos, o período em que viveu nos Estados Unidos, acompanhando seu esposo e também seu retorno ao Brasil, marcado pela dedicação a diversos trabalhos voluntários, o que ela atribui aos ensinamentos dos pais ao longo da vida, os valores da cultura japonesa para ela repassados e as sabedorias em forma de provérbios, até hoje preservados em sua memória.

Programa Conte Sua História 20 Anos Museu da Pessoa no Brasil Entrevistada por Rosana Miziara. Depoimento de Mitsue Tsuhako Tokeshi São Paulo, 22/03/2012. Realização Museu da Pessoa. Depoimento PCSH_ HV330 Transcrito por Iara Gobbo / MW Transcrições (Mariana Wolff) Revisado por Bruna Ghirard...Continuar leitura

Título: Sangue de samurai

Data: 22/03/2012