Embora fosse o único a ter “amizade” com o touro bravo da família, o menino Teruo, caçula de dez irmãos, sempre se sentiu sozinho, sem amigos. Filho de imigrantes que haviam deixado o Japão para lidar com café no interior de São Paulo, ele perdeu a mãe muito cedo e viu a maioria dos irmãos seguir suas próprias vidas longe da casa paterna. Sua história, no entanto, se transformou completamente com a mudança para São Paulo, para estudar no colégio Mackenzie. Na capital, cultivou muitas amizades, fez a vida como advogado e, enfim, encontrou um lar, ao lado da mulher e dos dois filhos. Chegou a participar da fundação de clubes e de um salão de baile, e foi diretor, secretário geral e presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão. Depois de ter domado vários “touros” em sua trajetória, não é sem melancolia que Teruo se recorda de algo que ainda lhe faltou: ser declamador de poesias.

Meu nome é Teruo Makio, eu nasci em 13 de janeiro de 1936, registrado na comarca de Lins, embora eu tenha nascido na pequena vila próxima à atual cidade de Getulina. Sou filho de japoneses. Meu pai veio de Okayama, em 1913, já casado, com um filho e uma filha Era agricultor no Japão. Naquela é...Continuar leitura

imagens (17)

Formatura do curso primário

data (ou período): Ano 1948 Imagem de:

O primeiro caminhão

data (ou período): Ano 1930 Imagem de:

Velório da mãe

data (ou período): Ano 1944 Imagem de:

Vida paulistana

data (ou período): Ano 1957 Imagem de:

Piquenique

data (ou período): Década 1950 Imagem de:

Noivado

data (ou período): Ano 1961 Imagem de:

Casamento

data (ou período): Ano 1962 Imagem de:

Casamento

data (ou período): Ano 1962 Imagem de:

Baile de Formatura

data (ou período): Ano 1959 Imagem de:

Formatura

data (ou período): Ano 1957 Imagem de:

Namorados

data (ou período): Ano 1958 Imagem de:

Homenagem inesperada

data (ou período): Ano 1982 Imagem de:

Passeio

data (ou período): Ano 1982 Imagem de:

Família reunida

data (ou período): Ano 1990 Imagem de:

Bodas de Prata

data (ou período): Ano 1987 Imagem de:

Homenagem

data (ou período): Ano 2002 Imagem de:

Fantasia da Bolívia

Imagem de:

Formatura do curso primário

Grupo escolar Santa América. Teruo recorda-se de andar quatro quilômetros para ir e voltar da escola todos os dias.

período: Ano 1948

O primeiro caminhão

Para Teruo, a compra do caminhão é considerada um vitória. "Quando meu pai conseguiu comprar o caminhão, reuniu toda família e buscou um fotógrafo para registrar o acontecimento." O pai de Teruo é o que está com o chapéu na mão e a mãe está com o vestido, ao centro.

período: Ano 1930

Velório da mãe

Aos seis anos, aproximadamente, Teruo no enterro da mãe. Lembra-se de andar mais de 20 quilômetros para chegar ao cemitério. Por ser muito novo na época, conta que não entendeu ao certo o que estava acontecendo.

período: Ano 1944

Vida paulistana

Teruo é o menino com o cachorro. Na foto, está com a família, na época em que o irmão foi também morar com os pais em São Paulo, aos 21 anos. Rua Cardeal Arcoverde.

período: Ano 1957

Piquenique

Um costume entre os vizinhos era viajar de ônibus para fazer piquenique. Teruo é o primeiro a direita.

período: Década 1950

Noivado

Teruo lembra quer raramente tinha amigos japones. Na foto, a festa de noivado na casa da futura esposa.

período: Ano 1961

Casamento

Seguindo os costumes da época, Teruo e a esposa foram a um estúdio fazer as fotos do casal.

período: Ano 1962

Casamento

Seguindo os costumes da época, Teruo e a esposa foram a um estúdio fazer as fotos de casal.

período: Ano 1962

Baile de Formatura

Teruo é o jovem de olhos fechados. A turma de Direito reunida comemorando a formatura, no Conjunto Nacional.

período: Ano 1959

Formatura

Turma de Faculdade de Direito do Mackenzie. Teruo era o único japonês da classe. "Tive amizade com todos. A maioria já morreu. Fui o primeiro da família a se formar na faculdade".

período: Ano 1957

Namorados

Teruo e Massumi namoraram por mais de cinco anos, quando decidiram se casar.

período: Ano 1958

Homenagem inesperada

Com o reitor, Shibata Bonten, da Universidade Imperial do Japão Kokushikan. Na época, Teruo era secretário da Aliança Cultural Brasil e Japão e foi recebido com uma homenagem pelo reitor.

período: Ano 1982

Passeio

Teruo em uma festa ainda em sua homenagem. Na foto, está ao lado de um altar de crianças.

período: Ano 1982

Família reunida

Teruo está ao centro, de camisa azul e caneta no bolso. Reunião de família.

período: Ano 1990

Bodas de Prata

Em comemoração as bodas de prata, toda família se reuniu em uma festa comemorada em Moema.

período: Ano 1987

Homenagem

Entrega de placa de homenagem à Aliança Cultural Brasil e Japão. Teruo Foi, por quatro anos, presidente da Aliança. Câmara Municipal de São Paulo

período: Ano 2002

Fantasia da Bolívia

"Meu vizinho voltou de viagem da Bolívia e veio com essa toca. Me vesti de boliviano!", recorda-se.

tipo: Fotografia

Projeto Conte Sua História Depoimento de Teruo Makio Entrevistado por Eliane Simonetti São Paulo, 07 de junho de 2018 Realização: Museu da Pessoa PCSH_HV684 Transcrito por Rosana Rocha de Almeida Revisado e editado por Viviane Aguiar P/1 – Gostaria de agradecer sua presença aqui no Museu d...Continuar leitura

Título: Japão, Brasil e poesia

Data: 07/07/2018