sobre a coleção

criada em: 17/01/2016

O Museu da Pessoa em parceria com o Instituto Algar tem o prazer de apresentar a coleção virtual "Histórias da nossa terra - Ribeirão Preto e outras memórias". Um projeto do curso MPonline, turma 2015, que contou com a participação de cursistas das cidades de Ribeirão Preto, Campinas, Cotia, São Paulo capital e dos estados do Paraná, Bahia, Acre e Rio de Janeiro.
Auxiliados pela equipe do educativo do Museu da Pessoa os participantes vivenciaram a experiência de autoria no registro de suas memórias, de entrevista e de projetos a serem desenvolvidos com alunos.

A metodologia, o conteúdo e a mediação exigiram bastante dedicação dos cursistas e estes puderam compreender, na prática, o conceito e a metodologia da Tecnologia Social da Memória.

Foram dias intensos e muito prazerosos, em um movimento recursivo de ensinar e aprender.
Mediação e participantes, professores e alunos se envolveram naquilo que Paulo Freire sempre pregou: quem ensina também aprende. E quantas aprendizagens! Pessoas imersas na revisitação de suas trajetórias, na construção da linha do tempo, histórias, baús e um passo além: aprender a ouvir e reconhecer a história do outro. Coisa simples a primeira vista, óbvias até, mas que ao terem vivenciado a grandeza e as dificuldades do (re)viver suas memórias trouxeram a perspectiva de um novo paradigma de escuta atenta e respeitosa à história e ao momento do outro.
Essa é uma coleção de histórias pessoais e de proposta de projeto desenvolvido com gente grande e pequena, factível de ser levado a todas as escolas e organizações que desejem construir seus próprios projetos de memória.

Palavras-chave: