Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História

Recomeçando depois dos 50.

Esta história contém:

Vou começar minha história depois dos 50 anos. Só para contextualizar, até os 50, casei, tive e criei cinco filhos: era esposa, dona de casa e mãe e avó. Aos 52 anos, em 2009, prestei o Enem, depois de ficar mais de 30 anos fora da escola. Meu sonho era fazer o curso de Pedagogia numa Universidade Pública. Tive um aproveitamento que me permitiu ingressar na Universidade Federal de SP, no curso pretendido, em 2010. Não era fácil conciliar vida familiar e vida escolar, mas fui em frente apesar das dificuldades. Meus filhos que agora tinham entre 25 e 16 anos me davam muito apoio. Fiz o Enem junto com minha filha, e fomos chamadas juntas para a mesma Universidade, em cursos diferentes, no mesmo turno. Quando vi isto, chamei-a e perguntei se haveria alguma dificuldade para ela em estudar junto com a mãe. Ela me afirmou que, de maneira alguma, muito pelo contrário, ela se sentia orgulhosa. Então, fomos, no mesmo dia, fazer a matricula, eu em Pedagogia e ela em Ciências Sociais. Na Faculdade éramos colegas, e como eu me sentia orgulhosa e feliz quando ela me apresentava aos colegas:”essa é minha mãe, ela estuda aqui também, faz Pedagogia”.

Voltar a estudar, num curso diurno, foi uma experiência maravilhosa. A maioria dos colegas tinha a idade dos meus filhos, ou seja, podiam ser meus filhos também. Fui muito bem recebida, tratada, a princípio, com respeito e até com certo receio, mas depois, fui apenas a Eli, a colega de turma. Aprendi muito, cresci como pessoa, desenvolvi habilidades que não tinha como, por exemplo, o uso do computador O curso que deveria ser concluído em quatro anos, eu consegui em quatro anos e meio.

O casamento? Bem… este ia de mal a pior… até que em março de 2014, eu resolvi mudar minha vida… dei um basta … “chutei o balde” … saí de casa, abri mão de tudo... menos dos meus sonhos… e resolvi recomeçar. Como havia decidido ter uma família grande e criar meus filhos, esperei o caçula completar 20...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.