Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História

a minha vida com os objetos

Esta história contém:

Minha paixão pelos objetos está presente em minha vida desde pequena. Lembro-me bem de estar junto com meu pai, envolvida com alguma invenção. Ele adorava se embrenhar em invenções de todos os tipos. Acho que um dos ofícios que mais gostava era criar coisas com vários materiais, como madeira, papel e sucata. Quando criança, ele fez vários brinquedos para mim e meus irmãos. Lembro muito bem de uma casinha de boneca. Mesmo que fosse uma casinha na qual não coubesse nenhuma boneca (sim, não cabia!), eu admirava os detalhes que havia criado. Tinha dois andares, com portas e janelas, um telhado feito com pedaços de pinha de araucária e palitos de churrasco para os balaustres da varanda e janelas.

Muitas vezes ajudei-o a construir objetos. Lembro-me de móveis para a casa, como estantes e caixotes. Já adulta, nos nossos almoços de final de semana, compartilhávamos ideias sobre projetos de novos objetos. Uma de suas últimas aficções era construir lambrequins. Essas peças, de origem européia, eram muito usadas nas casas dos imigrantes para enfitar o beiral do telhado. Ainda hoje podem ser encontrados em casas de origem holandesa, polonesa, alemã e portuguesa. Meu pai dedicou-se à essa nova paixão por uns oito anos, mais ou menos. Inclusive montou uma exposição em Curitiba - PR, em 2008. Nela haviam réplicas de modelos de lambrequins que tinha pesquisado, fotografado e reconstruído. Participei dessa exposição com uma criação nossa: o desenho de um lambrequim com a idade da cidade de Curitiba naquele ano, então 341 anos.

Não sei bem se isso explica minha escolha profissional, o design. Mas sinto que desde a infância tenho afinidade em inventar objetos. Ao menos acho uma delícia pensar como eles são feitos, para que servem e o que significam para uma pessoa. Admiro muito quem sabe executar uma peça e sou especialmente curiosa pelos objetos feitos manualmente, sejam eles frutos de tradições familiares ou culturais, sejam experimentos...

Continuar leitura
Fechar

Lambrequim Curitiba 341 anos

Dados da imagem Lambrequins inventados por mim e por meu pai para homenagear os 341 anos da Cidade de Curitiba.

Período:
Ano 2008

Local:
Brasil / Paraná / Curitiba

Imagem de:
Anna Lucia da Silva Araújo Vörös

História:
a minha vida com os objetos

Crédito:
András K. Vörös

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
madeira, curitiba, lambrequim

Lambrequins inventados por mim e por meu pai para homenagear os 341 anos da Cidade de Curitiba.

Exposição Desfile de Lambrequins - convite

Dados da imagem Convite da exposição

Período:
Ano 2008

Local:
Brasil / Paraná / Curitiba

Imagem de:
Anna Lucia da Silva Araújo Vörös

História:
a minha vida com os objetos

Crédito:
András K. Vörös

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
exposição, madeira, curitiba, lambrequim

Convite da exposição "Desfile de Lambrequins", realizada na Casa Culpi, em Curitiba- PR

Exposição Desfile de Lambrequins

Dados da imagem András K. Vörös, meu pai, junto à uma de suas criações: uma casinha de madeira com lambrequins.

Período:
Ano 2008

Local:
Brasil / Paraná / Curitiba

Imagem de:
Anna Lucia da Silva Araújo Vörös

História:
a minha vida com os objetos

Crédito:
Desconhecido

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
exposição, madeira, curitiba, lambrequim

András K. Vörös, meu pai, junto à uma de suas criações: uma casinha de madeira com lambrequins.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.