Página Inicial | Pessoa
Wagner Tiso
.jpeg)
- gênero: Masculino
- local de nascimento: Brasil / Rio De Janeiro / Rio De Janeiro
- local de moradia atual: Brasil / Minas Gerais / Três Pontas
- profissão: Músico / Maestro
sobre
Wagner Tiso Veiga nasceu em Três Pontas (MG), em 12 de dezembro de 1945. Vindo de uma família mineira com origens no Leste Europeu, seu pai, Francisco Ribeiro Veiga, era bancário e sua mãe, Walda Tiso Veiga, professora de piano. Assim como muitos familiares do ramo dos Tiso, seguiu carreira musical. Iniciou tocando acordeom em um grupo da cidade do qual Milton Nascimento fazia parte. No início dos anos 60, mudou-se para Alfenas onde formou o W’s Boys, conjunto que animaria os bailes da cidade, com Milton e outros colegas. Anos depois, em Belo Horizonte, acompanhado do amigo Milton, montou o grupo Berimbau Trio. Nesse período ambos conheceram Marilton Borges e sua família – formava-se, então, o embrião do Clube da Esquina. Os anos 60 estavam terminando, quando Wagner foi trabalhar no Rio de Janeiro, onde mora até hoje. No início dos anos 70, montou o conjunto Som Imaginário, que acompanhou Milton em diversos shows e discos. Um deles foi o Clube da Esquina, em que Tiso tocou órgão e arranjou músicas. Sua obra inclui, hoje, mais de trinta álbuns, inúmeras trilhas para o cinema, TV e teatro e mais de cento e cinquenta arranjos.
-
minhas histórias
(não disponível) -
histórias sobre mim
-
imagens
-
coleções
(não disponível)
O Wagner é único
Personagem: Wagner TisoAutor: Museu da Pessoa

Talento promissor
Audição de piano de Wagner Tiso no Automóvel Clube. A mãe e professora de Wagner, Walda Tiso, realizava no Automóvel Clube de Três Pontas, estas audições de música com os filhos. Nesta, Wagner executa a valsa op. 69 N.º 1 op. Posth de Chopin. Wagner, pianista, tecladista, compositor, arranjador, maestro e diretor musical nasceu em Três Pontas em 12/12/1945. Aos quatro anos de idade, Wagner já tocava piano à quatro mãos com seu irmão Gileno. Vindo de uma família onde a musicalidade era latente, iniciou seus estudos na música primeiro através de sua mãe Walda, e mais tarde através de sua tia Ruth, que então já procurava conter sua tendência ao improviso, traço de sua personalidade marcada pelo contínuo aprendizado e pelo amor incontrolável pela música.

Som Imaginário
Wagner Tiso durante o intervalo de uma apresentação com Som Imaginário. No final de 1969, Wagner forma a pedido de Bituca, um novo grupo com Luiz Alves e Robertinho Silva, que posteriormente ganha a participação dos músicos Tavito, Zé Rodrix, Laudir de Oliveira e Frederico, e passa a se chamar "Som Imaginário", nome derivado do show "Milton Nascimento…Ah E o Som Imaginário", do qual haviam participado. Com este grupo, grava 3 LPs “Som Imaginário 1 e 2” e “A Matança do Porco”. Discos conceituais que exploram, principalmente em “A Matança do Porco”, a música instrumental, mesclando samba, jazz e sintetizadores e guitarras progressivas. Destaque para as música “A Matança do Porco” e “Mar Azul”.

Cotidiano
Wagner Tiso em sua casa. Além do amor pela música, uma das grandes paixões de Wagner Tiso é o futebol. Foi no Rio de Janeiro, cidade para onde se mudou em 1964 e pela qual se apaixonou e mora até hoje, que se tornou vascaíno. Foi também no Rio, que Wagner conheceu e se apaixonou por Giselle, sua esposa e produtora, com quem tem uma filha, Joana. Dedicou a ela o disco "Giselle", de 1986, afora outras canções. Além de Joana, Wagner tem a filha Índia, de 27 anos.

Paixão pela música
Wagner Tiso posa para foto com seu acordeon. Desde destes primeiros tempos, quando ainda menino, Wagner tirava na Rádio Trespontana as músicas para tocá-las no seu acordeon, sempre havia uma invenção, uma harmonia - ainda que intuitivamente própria - que acabava dando a cada música um sabor especial e original. Mais tarde teve auxílio e instrução do maestro Paulo Moura. Dedicou-se ao piano e teclados
.jpeg)
Aniversário de 1 Ano
Aniversário de 1 ano de Wagner Tiso.

Jam Session
Wagner Tiso com contrabaixo em uma jam session informal na casa do Egberto Gismonti. Wagner já Trabalhou para uma lista enorme de artistas brasileiros e internacionais, que variam de Al Jarreau a Carlinhos Brown, de Flora Purim a Gonzagão. Com isto podemos observar o talento e competência deste mineiro de Três Pontas.

Disco "Minas"
Na fotografia, Wagner Tiso rege a orquestra na gravação do Disco “Minas” do seu amigo e parceiro Milton Nascimento, com quem iniciou sua vida musical.

Futebol entre amigos
Wagner Tiso e Milton Nascimento jogando futebol.

Cenas Brasileiras
Wagner Tiso e Orquestra Petrobrás Pró Música na gravação ao vivo do CD de Wagner, "Cenas Brasileiras", no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Concerto de talento
Wagner Tiso regendo Milton Nascimento, solista convidado, no concerto de Tiso com a Orquestra Sinfônica Brasileira em dezembro de 1999 no Teatro Municipal do Rio. Atualmente, Wagner se dedica também a música sinfônica, compondo suítes e choratas e realizando concertos em diversas cidades pelo Brasil e alguns países da Europa.

Sessão em estúdio
Wagner no estúdio no momento da gravação do " Clube da Esquina II".
Reivindicar titularidade
Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”), nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.