Página Inicial | Pessoa
Valdelice Fernandes de Moraes
- data ou período de nascimento: 13/10/1954
- gênero: Feminino
- cor / raça: Indígena
- local de nascimento: Brasil / Ceará / Caucaia
- local de moradia atual: Brasil / Ceará / Morada Nova
- grau de escolaridade: Ensino Fundamental Completo
- religião: Catolicismo
- profissão: Agricultora
sobre
Valdelice Fernandes de Moraes nasceu em Morada Nova (CE) no dia 13/10/54. A familia mudava muito por causa do trabalho do pai que era policial militar. Quando nasceu, a família se instalou na região. A mãe morreu quando ela era criança, dos 13 irmãos, só quatro filhas sobreviveram. Casou-se com 14 anos, não deu certo, separou-se, teve o primeiro filho, mas ele morreu com pouco meses. Voltou para a casa do pai e lá conheceu seu marido com quem teve seus filhos. Um deles morreu atropelado e o marido de tristeza se matou envenenando-se no túmulo do filho. Após as obras do Pecém, a comunidade começou a reinvindicar a identidade indígena Anacé, uma ancestralidade adormecida na memória dos antigos habitantes da região. Ela nos conta tudo isso com a emoção e o amor à sua terra.
-
minhas histórias
(não disponível) -
histórias sobre mim
-
imagens
-
coleções
(não disponível)
A luta pelo reconhecimento
Personagem: Valdelice Fernandes de MoraesAutor: Museu da Pessoa
Família
Família de D. Valdelice em frente da casa atual. Valdelice, Valdênia (neta), Maria (filha), Júnio (filho), Jonas (filho falecido), e José Freire (sogro).
Reforma da casa
D. Valdelice com o marido em frente em casa em reformas. O dinheiro da reforma veio da indenização recebida pelo atropelamento e morte do filho.
Netas
D. Valdelice com as netas, Valdênia e Valéria, na parte da sua casa.
Passeio
D. Valdelice e seu marido foram à Barra do Cauípe comprar peixe para a família.
Aniversário da filha
Aniversário de 24 anos da filha, Maria Adélia . D. Valdelice, Vanessa (neta) e Maria Adélia.
Horta
Horta de D. Valdelice.
Reivindicar titularidade
Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”), nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.