Página Inicial | Pessoa
Roberta de Oliveira
.jpg)
- data ou período de nascimento: 24/08/1972
- gênero: Feminino
- local de nascimento: Brasil / São Paulo / Campinas
- local de moradia atual: Brasil / São Paulo / Osasco
- profissão: Educadora e articuladora comunitária
sobre
Filha de pais separados, Roberta logo cedo conviveu com situações familiares complicadas. Ao se separar, sua mãe começou a se prostituir por não conseguir recursos para cuidar dos dois filhos pequenos. Além disso, sua avó, com quem convivia bastante, tinha problemas com alcoolismo. Independentemente de suas ações, a família sempre cuidou com carinho de Roberta e ela toma o mesmo cuidado com todos próximos a ela. As dificuldades presentes em sua vida, no entanto, não a envergonhavam nem intimidavam , muito pelo contrário. Sua vontade de se envolver em atividades de articulação coletiva já aparecia na escola, e mais tarde se refletiu em sua profissão de educadora e articuladora comunitária. Em sua entrevista, Roberta, guerreira, nos emociona com o drama da perda dos pais e nos conta como tem sido a experiência com sua nova área de atuação: o samba, que conheceu através das rodas promovidas pelo Kolombolo Diá Piratininga.
-
minhas histórias
(não disponível) -
histórias sobre mim
-
imagens
-
coleções
(não disponível)
Pérola rara no viver e no cantar
Personagem: Roberta de OliveiraAutor: Museu da Pessoa

Gravidez
Roberta grávida de Henrique, na casa onde morava, em Campinas. Ao lado está Cássia, trabalhando com sua mãe no Bia Drinks, 1992. historia: Roberta grávida de Henrique, na casa onde morava, em Campinas. Ao lado está Cássia, trabalhando com sua mãe no Bia Drinks, 1992.

Filhos
Filhos Henrique (6 anos) e Felipe (6 meses), na casa onde Roberta e Marcelo (seu ex-marido) moravam, em Campinas, 1997.

Irmãos
Irmãos: Guilherme (irmão mais velho) e Eduardo (irmão do meio) com Roberta, na chácara do pai em Trindade-GO, 2007.
.jpg)
Pescador do Araguaia
Adalton (pai de Roberta) posa ao lado de um peixe que pescou no rio Araguaia. Fotografia tirada na época em que Roberta estava se mudando para o Mato Grosso.

O abraço materno
Roberta e Maria (sua mãe, conhecida como Bia) se abraçam. Fotografia tirada no Bia Drinks.

Filho
Roberta com o filho recém-nascido Henrique, na casa da sogra.
Reivindicar titularidade
Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”), nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.