Página Inicial | Pessoa
Mauro Malin
- data ou período de nascimento: 12/09/1947
- gênero: Masculino
- cor / raça: Branca
- local de nascimento: Brasil / Rio De Janeiro / Rio De Janeiro
- local de moradia atual: anônimo
- grau de escolaridade: Superior Completo
- religião: Sem religião
- profissão: Jornalista
- ocupação atual: Jornalista e Historiador
sobre
De origem judaica, nasceu em Copacabana e passou sua infância dividido entre o Fluminense, O Colégio Liessin e a Hebraica. Estudou Arquitetura e foi ativo no Movimento Estudantil. Em um determinado momento, se envolveu com o Partido Comunista Brasileiro (PCB) e, devido à sua militância política, se exilou na França. Em 1979, Mauro retornou ao Brasil durante o período de anistia, dedicando-se com grande empenho à sua carreira jornalística. Seu envolvimento no jornalismo teve início no A Tribuna da Imprensa, antes do período de clandestinidade. Durante esse tempo, também contribuiu para as publicações do A Voz Operária. Após seu retorno ao Brasil, integrou a equipe jornalística de renomados veículos, como O Globo, Jornal do Brasil e o Observatório da Imprensa. Ele desempenhou um papel crucial nos primeiros estágios do desenvolvimento do Museu da Pessoa, acompanhando a instituição em sua jornada desde a localização inicial no centro de São Paulo, até a mudança subsequente para a Cardeal Arcoverde, culminando em sua estabilização na Vila Madalena. Durante esse processo, Mauro não apenas se tornou um associado dedicado, mas também deixou uma marca indelével, especialmente através de sua contribuição fundamental para a realização de um dos projetos pioneiros do museu: "Memórias do Comércio”. Além de sua carreira no jornalismo, Mauro é um talentoso radialista, trompetista e dançarino de dança de salão. Ele também é um escritor prolífico, com vários livros publicados em seu nome. Embora agora aposentado, Mauro continua ativo e envolvido em novos projetos, pois, como ele afirma, não consegue ficar parado.
-
minhas histórias
(não disponível) -
histórias sobre mim
-
imagens
-
coleções
(não disponível)
O Museu da Pessoa abriga milhares de sonhos
Personagem: Mauro MalinAutor: Museu da Pessoa
Certificado de Dispensa de Incorporação I
data (ou período): Ano 1969 Imagem de:Mauro Malin
Certificado de Dispensa de Incorporação II
data (ou período): Ano 1969 Imagem de:Mauro Malin
Carteira de Identidade do Pai
Manoel com 22 anos ao concluir o CPOR. Ele tirou este documento e o utilizava como identificação dando "carteirada" por ser um documento militar. Seu filho conta que o pai o carregou por toda a vida, mesma quando não tinha mais validade, pois reforçava a sua identidade como brasileiro.
Carteira de Identidade do Pai 2
Manoel, pai de Mauro, aos 22 anos quando concluiu o CPOR. Ele utilizava o documento como identificação, dando "carteirada" por ser um documento militar. Era um modo de reforçar a sua identificação como brasileiro. Segundo Mauro, carregou esse documento até o fim, mesmo depois de expirar.
Mauro na Faculdade de Arquitetura
Mauro Malin na sede do Diretório Acadêmico Atílio Correa Lima na Faculdade de Arquitetura da UFRJ.
Mauro em passeata na Rio Branco
Manifestação na Avenida Rio Branco, provavelmente em 1968. Foto de Pedro de Moraes (1942-2022), fotógrafo, filho de Vinícius de Moraes.
Carteira de identidade da mãe I
Verso do documento de identidade da mãe de Mauro, Clara Grossman Malin.
Carteira de identidade da mãe II
Frente de documento de identidade da mãe de Mauro, Clara Grossman Malin.
Ficha de Declaração I
Documento do Ministério do Trabalho para emissão da Carteira de Trabalho. Mauro trouxe por conta da fotografia, que o registra com cerca de 35 anos. À época trabalhava no O Globo ou no Jornal do Brasil.
Ficha de Declaração II
Declaração à mão para a emissão da Carteira de Trabalho. Na época, Mauro tinha cerca de 35 anos e trabalhava no O Globo ou no Jornal do Brasil.
Certificado de Dispensa de Incorporação I
Mauro no 4º ano de faculdade, já na clandestinidade, teve que se apresentar no Serviço Militar. Para não servir, conseguiu que uma úlcera exagerada fosse pintada em um exame, rendendo-lhe a dispensa. Conta que no juramento de dispensa, os dispensados jogaram uma pelada improvisada na hora da formação, todos de terno, pois o evento se deu próximo ao Passeio Público, ao lado do busto de Olavo Bilac.
Certificado de Dispensa de Incorporação II
Mauro na época em que estava no 4º ano de faculdade, vivia na clandestinidade, e teve que se apresentar no Serviço Militar. Ele conta que para se livrar de servir, arranjou uma úlcera exagerada em um exame. Lembra também que no dia do juramento de dispensa, os rapazes jogaram bola todos de paletó, próximo ao Passeio Público, ao lado do busto do poeta Olavo Bilac.
Funcionário da Câmara
Crachá de Identificação quando foi contratado pela Câmara Americana de Comércio de São Paulo, aproximadamente em maio de 1999.
Habilitação
Documento de habilitação de Mauro.
Passaporte I
Capa do passaporte utilizado para retornar à França pela primeira vez após voltar para o Brasil. Mauro estava no Jornal do Brasil e foi cobrir o aniversário da cidade de Berlim. Nesta ocasião cruzou o checkpoint entre as duas Alemanhas.
Passaporte II
Passaporte que Mauro utilizou quando retornou à França pela primeira vez depois da sua volta para o Brasil. Na ocasião, ele trabalhava no Jornal do Brasil, foi cobrir o aniversário da cidade de Berlim e acabou cruzando o limite entre as duas Alemanhas.
Título de Eleitor I
Primeiro título de eleitor quando Mauro fez 18 anos.
Título de Eleitor II
Verso do título de eleitor de Mauro mostrando os carimbos e assinaturas que comprovavam a participação na eleição daquele ano.
Carteira de Trabalho I
Capa da Carteira de Trabalho de Mauro usada nas suas contratações a partir dos anos 80.
Carteira de Trabalho II
Foto 3x4 na Carteira de Trabalho de Mauro utilizada nas suas contratações a partir dos anos 80, quando tinha retornado ao Brasil.
Carteira de Trabalho III
Registro das contratações em diversos locais por onde Mauro passou quando havia retornado ao Brasil, como o Jornal do Brasil e a CBN.
Reivindicar titularidade
Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”), nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.