Página Inicial | Pessoa
Maria Cleta de Almeida

- data ou período de nascimento: 26/04/1938
- gênero: Feminino
- local de nascimento: Brasil / Ceará / Acopiara
- local de moradia atual: Brasil / São Paulo / Guarulhos
- grau de escolaridade: Superior Completo
- religião: Catolicismo
- profissão: Pedagoga
- ocupação atual: Aposentada e voluntária
sobre
Maria Cleta nasceu em 1938 no distrito de Monte Alegre, no Ceará, mas passou boa parte de sua infância e juventude no povoado vizinho, Isidoro, de que fala com enorme saudade. Filha de uma mãe que teve de aprender a ler escondida dos pais – naquela época, a educação feminina ainda era vista com maus olhos –, Cleta, logo cedo, se interessou pelas letras. Observava os estudos da irmã mais velha e, sozinha, foi juntando sílabas e formando palavras. Frequentou uma escola, pela primeira vez, aos dez anos de idade. Depois de se casar, trocou o Ceará pela cidade de São Paulo, onde teve a oportunidade de fazer duas universidades. Mesmo morando fora de sua terra natal há tanto tempo, não se desliga de lá. Já foi a Paris, mas a viagem de que mais gosta ainda é a que, constantemente, a leva de volta à pequena Isidoro, “pedaço de minha vida”.
-
minhas histórias
(não disponível) -
histórias sobre mim
-
imagens
-
coleções
(não disponível)
Meu amado Isidoro, pedaço de minha vida
Personagem: Maria Cleta de AlmeidaAutor: Museu da Pessoa

Missa
data (ou período): Sem informação de data Imagem de:Maria Cleta de Almeida

Recordação de infância
Maria Luiza, neta da "tia Cristina". Cleta é muito amiga da mãe de Maria Luiza. A foto foi tirada como um presente para mãe de Cleta.

Lembranças inesquecíveis
Cleta voltou ao sítio Monte Alegre em virtude da morte do pai. Cleta foi a última pessoa a falar com o pai es este havia feito uma promessa e disse a ela: "não deixe minha alma penar". Na foto os garranchos da caatinga já ocuparam o local.

Meu primeiro conhecimento
Primeiro retrato que tirou na vida, na primeira escola, primeira vez que estudou na vida.

Primeiro diploma
Cleta quando concluiu o primeiro curso de sua vida, corte e costura. Cleta recebeu o diploma e inspirou seu melhor amigo a estudar também. Cleta ia a pé para Acopiara, 18km, e voltava aos finais de semana para trabalhar no sítio.

O inesquecível
Seu "Ma" (maior amigo), amigo inesquecível. Nome do amigo: José Evaldo de Albuquerque.

Ruínas da casa onde nasci
Telha do primeiro teto da casa onde nasceu, em Monte Alegre, Ceara. Foi com a filha e o filho visitar a casa onde nasceu e encontraram a telha de sua primeira casa.

Joatam no Exército
Joatam (irmão de Cleta - Direita, na primeira fila). Em frente ao batalhão do exército, em Catreus. Tinha 18 anos e já estava servindo o exército.
.jpg)
Primeira formatura
Cleta recebeu o diploma de segundo grau na Associação da Polícia Militar de São Paulo.

Na torre
Cleta posa para foto em frente à torre Eiffel, em uma das suas viagens.

Missa
Cleta assiste a missa das 18h na Gruta de Lurdes, enquanto viaja por Portugal.

Meu primeiro teto
A casa onde Cleta nasceu, viveu e só "saiu pra casar". A casa é de Taipa, ao lado estão o Juazeiro e o chiqueiro dos porcos, a frente fica o "terreiro". Ao lado da entrada, fica a janela utilizada para namorar.
Reivindicar titularidade
Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”), nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.