Página Inicial | Pessoa
Ivani Vaz Arruda Macedo

- data ou período de nascimento: 12/12/1954
- gênero: Feminino
- cor / raça: Preta
- local de nascimento: Brasil / São Paulo / São José Do Rio Preto
- local de moradia atual: Brasil / São Paulo / São Paulo
- grau de escolaridade: Mestrado
- religião: Catolicismo
- profissão: Enfermeira
sobre
Ivani Vaz de Arruda é a filha do meio de uma família de ascendência africana e portuguesa. Nascida em 1954, sentiu-se, desde cedo, preterida pela mãe em relação aos outros irmãos. Passou por maus bocados na infância e, com a morte do pai, de quem era mais próxima, teve de contar com a ajuda das vizinhas em sua criação. Foi trabalhar como empregada doméstica aos 12 anos e, aos 19, grávida de sua única filha, acabou sendo deixada pelo companheiro. Mais tarde, casou-se pela segunda vez e, então, conseguiu dar início aos estudos de Enfermagem. Quando o marido morreu, sem o apoio do restante da família, acabou ficando sozinha e encontrando em Portugal seu único sonho para uma nova vida. Mesmo com tantas dificuldades, Ivani segue forte e não deixa a autoestima de lado: “O patinho feio virou um ganso lindo!”.
-
minhas histórias
(não disponível) -
histórias sobre mim
-
imagens
-
coleções
(não disponível)
A musa da jovem guarda
Personagem: Ivani Vaz Arruda MacedoAutor: Museu da Pessoa

Tudo eu posso quando eu vou buscar
data (ou período): Ano 1996 Imagem de:Ivani Vaz Arruda Macedo

O passado se encontra no presente em algum lugar
data (ou período): Ano 2007 Imagem de:Ivani Vaz Arruda Macedo

Senti que realmente estou no meu ninho
data (ou período): Ano 2007 Imagem de:Ivani Vaz Arruda Macedo

Aproveitando o momento
Eu e minha mãe, Elza. Estávamos em Bauru para seu aniversário de 78 anos. Estavam todos os parentes reunidos para a comemoração. Ela estava muito feliz!

O amor faz a felicidade
Eu e meu marido, Macedo. Estávamos no aniversário da filha de uma amiga. Estávamos muito felizes, havíamos acabado de comprar nossa casa.

União infinita
Encontro com Doutor Carlos Quaresma, meu amigo, irmão, conselheiro, defensor e também meu padrinho de formatura de enfermagem. É parte da minha família, aquele que me ampara quando preciso. Estávamos comemorando meu aniversário em um restaurante. Ao lado, a esposa dele.

Tudo eu posso quando eu vou buscar
Eu e minha turma da faculdade de psicologia. Me destacava por ser muito espontânea e me parecer muito com a jornalista Glória Maria. Foi um momento muito importante na minha vida, quando passei na faculdade aos 40 anos. O primeiro ano foi uma emoção de conseguir!

O passado se encontra no presente em algum lugar
Bondinho do Morro Alto, Lisboa. É um lugar onde podemos andar sem medo nem receio. Me faz lembrar da infância, quando o Brasil ainda tinha bondes, a fineza das pessoas...

Senti que realmente estou no meu ninho
Eu no monumento onde se encontram os restos mortais de Santo Antônio.
Reivindicar titularidade
Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”), nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.