Página Inicial | Pessoa
Helomar de Assis Gama
- gênero: Masculino
- cor / raça: Parda
- local de nascimento: Brasil / Laranjal Do Jari
- local de moradia atual: Brasil / Almeirim
- grau de escolaridade: Ensino Fundamental Completo
- religião: Catolicismo
- profissão: Bibliotecário
sobre
Helomar de Assis Gama nasceu em Monte Dourado, município de Almeirim, Pará, em 1965. O pai era seringueiro e trabalhava também na colheita da castanha. Desde novo, incentivado pelo pai, interessou-se pela literatura de cordel. Trabalhou na Jari Celulose. Nos anos 80 trabalhou na Cadam – Caulim da Amazônia e escrevia carta para os colegas que não sabiam escrever. O pai comprou um serviço de catraia e Helomar começou a trabalhar com ele. Por questões de saúde passou a se dedicar à criação da Academia Laranjalense de Letras. Helomar é poeta e montou em Laranjal do Jari, onde mora atualmente, uma biblioteca pública.
-
minhas histórias
(não disponível) -
histórias sobre mim
-
imagens
-
coleções
(não disponível)
Uma biblioteca no Jari
Personagem: Helomar de Assis GamaAutor: Museu da Pessoa
Trabalho na Cadan
Foto tirada durante o trabalho do depoente no Porto da Cadan - Munguba/PA, no ano de 1995. Helomar trabalhou duas vezes no porto, nos anos de 1986 e 1995.
Soldado
Foto tirada durante o trabalho no Exército. Ficou de fevereiro de 1984 a março de 1985 trabalhando como soldado no 3º Batalhão Especial de Fronteira. Está na foto com a madrinha (D Benedita) e padrinho (Sr Olavo) de boina, que é uma cerimônia quando passa de recruta para soldado.
Piloto de Voadeira
Trabalho do depoente na Catraia (fazendo a travessia do Rio Jari entre os estados do Pará e Amapá. Na foto, o depoente com os colegas de trabalho.
Família Completa
Depoente com os filhos na beira do Rio Jari.
Família
Foto tirada na festa de 14 anos da filha Thamara Macayra com a esposa Maria José Moura Ferreira.
Curso de Artes Plásticas
Fotos do curso de Artes Plásticas ministrado pelo depoente que é oferecido para crianças que frequentam a Academia para estudar. Eles aproveitam o lixo deixado na comunidade. "A arte não é lixo, mas o lixo vira arte".
Curso de Artes Plásticas
Fotos do curso de Artes Plásticas ministrado pelo depoente que é oferecido para crianças que frequentam a Academia para estudar. Eles aproveitam o lixo deixado na comunidade. "A arte não é lixo, mas o lixo vira arte".
2ª Bienal de Arte e Cultura
Fotos da 2ª Bienal de Arte e Cultura da Academia Laranjalense de Letras, realizana no prédio do Sebrae em Laranjal do Jari. Atividades: Entregas de comendas para personalidades da comunidade, exposição e saraus de poesia.
Reivindicar titularidade
Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”), nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.