Página Inicial | Pessoa
Eurides de Lira Andrade
- gênero: Feminino
- cor / raça: Branca
- local de nascimento: Brasil / Pernambuco / Bom Jardim
- local de moradia atual: Brasil / Distrito Federal / Fercal
- grau de escolaridade: Ensino Fundamental Incompleto
- religião: Evangelismo
- profissão: Serviços gerais - aposentada
sobre
Eurides de Lira Andrade, a Nildinha, nasceu em Bom Jardim, Pernambuco, em maio de 1944. Seus pais se separaram quando ela ainda era nova, e foi criada junto de seus três irmãos pela mãe carinhosa, porém rígida. Na infância ajudou sua mãe no sítio de café e na casa de farinha. Morou um tempo em Formosa do Rio Preto, Bahia, onde bordava e fazia tricô fugindo do trabalho duro na roça, e onde também conheceu seu marido, casando-se aos 16 anos. Estabeleceu-se em Fercal acompanhando o marido que foi trabalhar na Tocantins. Passou por diversos trabalhos, desde lavadeira até voluntária na LBA (Legião Brasileira de Assistência Social), onde se tornou funcionária da creche. Foi presidente da Associação, participou de importantes conquistas pela comunidade de Fercal, como água encanada, luz elétrica, telefone e a feira livre. É mãe de cinco filhos, tem 14 netos e dois bisnetos, todos orgulhosos residentes de Fercal até hoje.
-
minhas histórias
(não disponível) -
histórias sobre mim
-
imagens
-
coleções
(não disponível)
Uma coisa que a gente viu nascer
Personagem: Eurides de Lira AndradeAutor: Museu da Pessoa
Encontro da Associação de Moradores
data (ou período): Ano 2004 Imagem de:Eurides de Lira Andrade
Aniversário de 60 anos
Aniversário de Nildinha de 60 anos, os filhos fizeram uma festa surpresa no Centro Comunitário da cidade com muitos convidados, muitos comes e bebes. Na foto o filho Ubiraci, Nildinha, o filho Elielci, as filhas Elielnici, Maurenici e o filho Ubirajara.
Reunião da comunidade
Nildinha em frente ao curral em reunião com moradores da comunidade para reivindicar o asfalto para o Alto da Bela Vista.
Certificação das mães
Festa do Dia das Mães, promovida pelo serviço social, em que foram certificadas as mães pelo trabalho comunitário desenvolvido.
Sopa para a comunidade
Nildinha distribuindo sopa em sua própria casa para moradores da comunidade, pela Associação dos Moradores. Atrás aparecem os vários coqueiros que existiam antes na região.
Encontro da Associação de Moradores
Nildinha (de roupa azul) conversando com companheiros no encontro dos moradores na Associação.
Reivindicar titularidade
Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”), nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.