Emanoel Alves de Araújo

• Sem religião
  • Artista, escultor, museólogo

sobre

Emanoel Alves de Araújo nasceu em 15 de novembro de 1940, em Santa Amaro da Purificação, Bahia. O primeiro filho de sua mãe, mais velho de onze filhos, não se encaixava no ambiente escolar, foi o "menino mais terrível de Santa Amaro". Até que seu pai, um ourives - de uma família tradicional de ourives - decidiu colocar ele pra trabalhar em uma oficina. Emanoel aprendeu marcenaria, mas decidiu voltar a estudar com 17 anos, trabalhou na Imprensa Oficial da cidade com composição gráfica e se mudou para Salvador na década de 1960, lá terminou os estudos. Em Salvador, levou seus desenhos de uma exposição que tinha feito junto com Caetano Veloso em sua cidade natal. Decidiu ser artista, ingressou na Escola de Belas Artes da Bahia (UFBA), fez exposições no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde decidiu morar, em 1965. Dirigiu o Museu de Arte da Bahia (MAB), de 1981 a 1983. E exerceu o cargo de diretor também da Pinacoteca do Estado de São Paulo, de 1992 a 2002. Emanoel expôs em várias galerias e mostras nacionais e internacionais, chegando a morar em Nova Iorque por um tempo. Em 2004, abriu em São Paulo o Museu Afro Brasil com obras de sua coleção, até os dias atuais continua exercendo o cargo de curador e diretor do museu.

• minhas histórias

• histórias sobre mim