Página Inicial | Pessoa
Benedita Alves Santana
- data ou período de nascimento: 03/03/1943
- gênero: Feminino
- cor / raça: anônimo
- local de nascimento: Brasil / Minas Gerais / Paracatu
- local de moradia atual: anônimo
- grau de escolaridade: anônimo
- religião: Catolicismo
- profissão: agricultora
- ocupação atual: anônimo
sobre
Nasceu em Paracatu - MG, no Povoado do Cunha, onde vive até hoje. Precisou contribuir nas tarefas da roça desde pequena. Quando era adolescente, com a ajuda de uma irmã, foi morar em Brasília, onde trabalhou como empregada doméstica, passando por situações complicadas, mas que conseguiu reverter. Quando retornou para a sua cidade natal, se casou e teve filhos. A partir daí, além de cuidar das suas terras, começou a ajudar no desenvolvimento da sua comunidade. Inclusive, cedendo parte de seu terreno para construir a primeira estrutura que trouxe abastecimento de água para a região.
-
minhas histórias
(não disponível) -
histórias sobre mim
-
imagens
-
coleções
(não disponível)
Ministra da comunidade por 25 anos
Personagem: Benedita Alves SantanaAutor: Museu da Pessoa
Ranchão
Benedita conta que antes do ranchão, como era chamado essa tenda de palha que fica na entrada do Povoado do Cunha, a comunidade quase não fazia festas e tinham poucas pessoas que moravam ali. No máximo, celebravam missas na Lagoa, que é uma comunidade próxima. Depois que construíram, surgiu o “Forró do Cunha”. Ela lembra que o povo vinha da cidade, enchia o ônibus de gente para dançar. Tinha até um tocador que se chamava Dominguinhos, que já faleceu, ela diz “quando esse homem começava, até as mulheres velhas saiam para dançar. Ele tocava e cantava bonito mesmo”.
Reivindicar titularidade
Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”), nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.