Página Inicial | Pessoa
Arildo Mota Lopes
- data ou período de nascimento: 30/03/1965
- gênero: Masculino
- cor / raça: Branca
- local de nascimento: Brasil / Santa Mônica
- local de moradia atual: Brasil / Diadema
- grau de escolaridade: Superior Completo
- religião: Catolicismo
- profissão: Metalúrgico - Torneiro Vertical
- ocupação atual: Gestor Público
sobre
Arildo Mota Lopes nasceu em 1965, no município de Santa Mônica, no noroeste do Paraná. Filho mais velho, aos treze anos, mudou-se para São Paulo e começou a trabalhar como office boy no Banco Bradesco. Depois de algumas promoções, decide sair do banco e ingressa, como torneiro mecânico, nas fábricas do ABC Paulista. Em 1986, participando da luta sindical, passa a trabalhar na antiga Conforja e ali participa ativamente do processo de transformação da metalúrgica falida em cooperativa, a Uniforja. Nesses quase 35 anos de atuação, formou-se em Geografia, foi presidente da Unisol Brasil durante três mandatos e construiu um legado na Economia Solidária. Atualmente, trabalha na Secretaria de Segurança Cidadã de Diadema.
-
minhas histórias
(não disponível) -
histórias sobre mim
-
imagens
-
coleções
(não disponível)
Vivenciar o mundo de forma diferente
Personagem: Arildo Mota LopesAutor: Museu da Pessoa
Os irmãos de Arildo
Imagem de:Arildo Mota Lopes
Audiência sobre Cooperativismo Solidário
data (ou período): 01/04/2004 Imagem de:Arildo Mota Lopes
Assembleia Mundial das Cooperativas
data (ou período): Ano 2017 Imagem de:Arildo Mota Lopes
A primeira infância
Arildo Mota Lopes durante a primeira infância.
Os irmãos de Arildo
Os irmãos de Arildo: Miriam com Neide no colo, Marilei e Antônio. Fotografia retirada no Sítio Bom Plano, município de Santa Lúcia, no Paraná, em 1975.
Enlace de Lúcia e Arildo
Arildo e Lúcia durante seu casamento, realizado na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Miriam (SP).
Licenciatura em Geografia
Formatura de Arildo como Licenciado em Geografia pela Universidade Santo Amaro (Unisa/Osec). Na fotografia, estão: Arildo, sua esposa Lúcia e as filhas Evelyn e Isabella.
Audiência sobre Cooperativismo Solidário
Audiência com o presidente da Câmara dos Deputados na época, com Arildo Mota Lopes (Unisol BR), Paul Singer, Luiz Possamai (Unicafes), Niro Barrios (Geralcoop) e Assis Miguel do Couto. Na audiência, discutiu-se a importância do Cooperativismo Solidário, bem como o avanço nos marcos legais.
Sócio cooperado Cooperlafe
Arildo no setor de Forjaria da Cooperativa Uniforja, em 2013. Na época, era sócio cooperado da Cooperlafe, no cargo de Assistente Administrativo da Diretoria Uniforja.
Cooperativismo Internacional
Arildo como presidente da Unisol Brasil, Patrícia Leança e Arnaldo Liberatório Silva, como representantes da Anteag e, ao centro, Alfonso Gorroñogoitia da Corporação Mondragon, uma federação de cooperativas do País Basco, onde Arildo fez intercâmbios de experiências cooperativas, compartilhando vivências nas universidades e cooperativas industriais, por trinta e três dias, em 2007.
Assembleia Mundial das Cooperativas
Arildo Mota, na época, presidente do CICOPA America (Comitê de Cooperativas de Trabalho Industrial das Américas), Leonardo Pinho (Unisol BR), e Ariel Guarco (Cooperar Argentina e Associação das Cooperativas Internacional), durante sua participação na Assembleia Mundial das Cooperativas, em Kuala Lumpur, na Malásia, em 2017.
Visita à Uniforja
Visita do Presidente Luís Inácio Lula da Silva à Cooperativa Uniforja, em Diadema (SP), no dia 26/05/2021. Na fotografia, ele posa ao lado de Arildo. Arildo relembra que em 1995, foi Lula quem incentivou os trabalhadores da Conforja a se organizarem em sistema de autogestão.
Os amigos que fez no Bradesco
Arildo e os amigos de trabalho do Banco Bradesco. Arildo começou a trabalhar no banco aos 13 anos, como office boy e permaneceu lá até seus 20 anos.
Reivindicar titularidade
Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”), nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.