Página Inicial | Pessoa
Antonio Florio Rinaldo

- data ou período de nascimento: 05/10/1954
- gênero: Masculino
- cor / raça: Branca
- local de nascimento: Brasil / Paraná / Mandaguaçu
- local de moradia atual: Brasil / Paraná / Mandaguaçu
- grau de escolaridade: Ensino Fundamental Completo
- religião: Catolicismo
- profissão: Agricultor
sobre
Antonio Florio Rinaldo nasceu em 1954, em Mandaguaçu, PR. Dos 4 filhos, Antonio é o caçula e o único paranaense. Em busca de melhores condições de vida, sua família migrou de Ipuã, SP, para Mandaguaçu, PR, em 1951. Nasceu e foi criado cuidando de lavouras. Ainda moço começou a atuar em um grupo chamado Jovens Vicentinos, na Igreja. Após três anos tornou-se Ministro Extraordinário da Eucaristia. Nunca abandonou o seu trabalho como agricultor. Já plantou café, milho e soja, diversificando o plantio, além de modernizar e mecanizar sua plantação. É casado, tem dois filhos, é cooperado da Cocamar e sonha com que um de seus filhos siga o seu legado na agricultura.
-
minhas histórias
(não disponível) -
histórias sobre mim
-
imagens
-
coleções
(não disponível)
A terra precisa de cuidado
Personagem: Antonio Florio RinaldoAutor: Museu da Pessoa

Dia marcante
Dia do casamento de Antonio e Cirlei, sua esposa.

No trator
Nesta foto Antonio estava no trator, preparando o solo para o plantio de soja. Tratava-se do plantio convencional, pois esta era uma região acidentada, e era um serviço demorado.

Visita ilustre
Visita do primeiro Arcebispo de Maringá, Dom Jaime Luiz Coelho, a família Florio, no sítio. Na foto Antonio (direita) está acompanhado de alguns membros de sua família, como cunhadas, esposa, sobrinha e seminaristas.

Um novo ciclo
Em 1975 houve uma geada muito forte no estado do Paraná, da qual queimou praticamente todos os cafezais da região, ocasionando êxodo rural. As famílias que dependiam do café para viver foram, em sua maioria, embora para o estado de São Paulo. Essa foto retrata as novas lavouras da família Florio, do período de 1976 e 1995. Esta foto foi tirada em 1976, durante uma produção de café. Antonio está acompanhado de sua família, junto de seus sobrinhos, filhos, amigos e pai.

O fim de um grande ciclo
Este é o pai de Antonio, quem começou as plantações de café da família. Neste período da foto as lavouras de café da família já estavam acabando.

Uma nova época
Na foto, Antonio (direita) está acompanhado de seu filho Márcio Luiz Rinaldo. Nesta época faziam plantio direto, que foi a salvação da agricultura, e neste momento estavam preparando o solo para receber a soja. A palha que está no solo é extremamente importante para sua proteção.

Plantação de milho
Antonio em sua plantação de milho. Nesta época já fazia o plantio direto.
Reivindicar titularidade
Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”), nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.