Página Inicial | Pessoa
Éder Jofre
- gênero: Masculino
- local de nascimento: Brasil / São Paulo / São Paulo
- local de moradia atual: Brasil / São Paulo / São Paulo
- grau de escolaridade: Ensino Fundamental Incompleto
- religião: Espiritismo
- profissão: Pugilista
sobre
Éder Jofre nasceu no centro da cidade de São Paulo, em 1936. Filho de Kid Jofre, treinador campeão de boxe, e com diversos primos, ele cresceu no mundo do esporte. Garoto pequeno e magro, imaginava-se um Robin de luvas. Sua convicção, junto com o apoio do pai, o fizeram bi-campeão mundial em 1960 (como peso-galo), e em 1973 (como peso-pena). Dono de forte personalidade, ele é espírita e vegetariano. Aposentado dos ringues desde 1977, Éder seguiu carreira política, como vereador de São Paulo.
-
minhas histórias
(não disponível) -
histórias sobre mim
-
imagens
-
coleções
(não disponível)
O menino que queria ser o Robin
Personagem: Éder JofreAutor: Museu da Pessoa
Comemoração de título
data (ou período): Sem informação de data Imagem de:Éder Jofre
Éder Jofre nocauteia Claudio Barrientos no Ibirapu
data (ou período): Ano 1960 Imagem de:Éder Jofre
Biotônico Fontoura - Eis aqui os punhos do campeão
data (ou período): Ano 1962 Imagem de:Éder Jofre
Éder Jofre
Éder Jofre com 57 anos, na oficina Cultural Oswald de Andrade, no dia da entrevista em vídeo, seis de dezembro.
Luta Eder Jofre
Éder Jofre venceu por nocaute o sexto assalto e manteve assim o título mundial.
Comemoração de título
Éder Jofre é carregado nos ombro pela torcida após conquistar um título mundial.
Éder Jofre nocauteia Claudio Barrientos no Ibirapu
Em 1960, Éder Jofre desafiou o chileno Claudio Barrientos. O brasileiro já havia perdido duas vezes para o Barrientos em lutas anteriores. A segunda derrota ocorreu nas Olimpíadas de Melbourne, em 1956, sendo uma de suas maiores decepções.
Biotônico Fontoura - Eis aqui os punhos do campeão
Com o sucesso da conquista do título mundial, Éder posa para a propaganda do Biotônico Fontoura, em página inteira da revista "O Cruzeiro".
Americano vai à lona
Vitória de Éder Jofre contra Jerry Stock's, peso galo norte-americano, no ginásio do Pacaembu. Jofre lembra que esperava uma luta "dificílima". "Os americanos são bons no boxe como os brasileiros são no futebol. Quando vi o Jerry - negrão, forte e carecão - imaginei: vai ser uma lavada difícil", conta. Mas o combate foi encerrado no segundo round após uma sequência de golpes, finalizados com um upper-cut (golpe de baixo para cima) de Éder, que levou ao nocaute o americano. Kid Jofre, pai de Éder, corre para comemorar com o filho.
Pelé e Éder campeão
Em 1960, Éder Jofre sagrou-se campeão mundial peso galo. Dois anos depois, Pelé ganhou a Copa do Mundo de Futebol pela segunda vez, no Chile. As estrelas do esporte nacional foram convidadas, em 1962, pela revista Edição Extra para trocar suas experiências. Nessa reportagem, Éder ensinou Pelé a "fechar a guarda", posição de defesa com os braços junto ao queijo, e bloquear golpes.
Mapa Jofre
Éder Jofre morou toda vida em São Paulo
Reivindicar titularidade
Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”), nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.