Entrevista de Éder Jofre para o Memorial do São Paulo Futebol Clube. Nascido no centro de São Paulo, Éder Jofre é filho de argentino, formado em Educação Física, que veio para o Brasil para auxiliar o tio. Com uma família recheada de lutadores, tanto do lado paterno quanto materno, iniciou sua vida no ringue logo cedo, herdando golpes no berço e da criação. Espírita, tem o Boxe como uma paixão desde criança, assim como o amor pelo São Paulo Futebol Clube. Em sua entrevista conta passagens de brigas, destacando uma história ocorrida durante um passeio com a namorada, em que valoriza a educação e destaca o valor disso no caráter do esportista. Jofre surpreende falando sobre sua habilidade com desenho, que quase deu outro rumo a sua vida. Fez curso e foi apresentado a um profissional da área por um boxeador que auxiliava seu pai na acadêmia. Começou a lutar pelo SPFC aos oito anos de idade, apaixonando-se ainda mais pelo clube. Como vereador, cargo que exercia na época da entrevista, pensava em projetos para ajudar e beneficiar crianças abandonadas, inspirado pelo pai.

imagens (8)

Éder Jofre

data (ou período): Ano 1993 Imagem de:Éder Jofre

Luta Eder Jofre

Éder Jofre nocauteia Claudio Barrientos no Ibirapu

data (ou período): Ano 1960 Imagem de:Éder Jofre

Biotônico Fontoura - Eis aqui os punhos do campeão

Americano vai à lona

data (ou período): Ano 1971 Imagem de:Éder Jofre

Pelé e Éder campeão

Mapa Jofre

Imagem de:Éder Jofre

Éder Jofre

Éder Jofre com 57 anos, na oficina Cultural Oswald de Andrade, no dia da entrevista em vídeo, seis de dezembro.

período: Ano 1993
crédito: Márcia Zoet

Luta Eder Jofre

Éder Jofre venceu por nocaute o sexto assalto e manteve assim o título mundial.

Comemoração de título

Éder Jofre é carregado nos ombro pela torcida após conquistar um título mundial.

Éder Jofre nocauteia Claudio Barrientos no Ibirapu

Em 1960, Éder Jofre desafiou o chileno Claudio Barrientos. O brasileiro já havia perdido duas vezes para o Barrientos em lutas anteriores. A segunda derrota ocorreu nas Olimpíadas de Melbourne, em 1956, sendo uma de suas maiores decepções.

período: Ano 1960

Biotônico Fontoura - Eis aqui os punhos do campeão

Com o sucesso da conquista do título mundial, Éder posa para a propaganda do Biotônico Fontoura, em página inteira da revista "O Cruzeiro".

crédito: Revista Manchete
tipo: Documento

Americano vai à lona

Vitória de Éder Jofre contra Jerry Stock's, peso galo norte-americano, no ginásio do Pacaembu. Jofre lembra que esperava uma luta "dificílima". "Os americanos são bons no boxe como os brasileiros são no futebol. Quando vi o Jerry - negrão, forte e carecão - imaginei: vai ser uma lavada difícil", conta. Mas o combate foi encerrado no segundo round após uma sequência de golpes, finalizados com um upper-cut (golpe de baixo para cima) de Éder, que levou ao nocaute o americano. Kid Jofre, pai de Éder, corre para comemorar com o filho.

período: Ano 1971

Pelé e Éder campeão

Em 1960, Éder Jofre sagrou-se campeão mundial peso galo. Dois anos depois, Pelé ganhou a Copa do Mundo de Futebol pela segunda vez, no Chile. As estrelas do esporte nacional foram convidadas, em 1962, pela revista Edição Extra para trocar suas experiências. Nessa reportagem, Éder ensinou Pelé a "fechar a guarda", posição de defesa com os braços junto ao queijo, e bloquear golpes.

crédito: Revista Edição Extra

Mapa Jofre

Éder Jofre morou toda vida em São Paulo

tipo: Mapa