Ir direto ao conteúdo
Personagem: Éder Jofre
Por: Museu da Pessoa, 6 de dezembro de 1993

O menino que queria ser o Robin

Esta história contém:

O menino que queria ser o Robin
fechar

Éder Jofre

Éder Jofre com 57 anos, na oficina Cultural Oswald de Andrade, no dia da entrevista em vídeo, seis de dezembro.

período: Ano 1993
local: Brasil / São Paulo / São Paulo, Sp
imagem de: Éder Jofre
crédito: Márcia Zoet
tipo: Fotografia

Luta Eder Jofre

Éder Jofre venceu por nocaute o sexto assalto e manteve assim o título mundial.

período: Ano 1962
local: Brasil / São Paulo / São Paulo
imagem de: Éder Jofre
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Comemoração de título

Éder Jofre é carregado nos ombro pela torcida após conquistar um título mundial.

imagem de: Éder Jofre
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Éder Jofre nocauteia Claudio Barrientos no Ibirapu

Em 1960, Éder Jofre desafiou o chileno Claudio Barrientos. O brasileiro já havia perdido duas vezes para o Barrientos em lutas anteriores. A segunda derrota ocorreu nas Olimpíadas de Melbourne, em 1956, sendo uma de suas maiores decepções.

período: Ano 1960
local: Brasil / São Paulo / São Paulo
imagem de: Éder Jofre
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Biotônico Fontoura - Eis aqui os punhos do campeão

Com o sucesso da conquista do título mundial, Éder posa para a propaganda do Biotônico Fontoura, em página inteira da revista "O Cruzeiro".

período: Ano 1962
local: Brasil / Rio De Janeiro / Rio De Janeiro
imagem de: Éder Jofre
crédito: Revista Manchete
tipo: Documento

Americano vai à lona

Vitória de Éder Jofre contra Jerry Stock's, peso galo norte-americano, no ginásio do Pacaembu. Jofre lembra que esperava uma luta "dificílima". "Os americanos são bons no boxe como os brasileiros são no futebol. Quando vi o Jerry - negrão, forte e carecão - imaginei: vai ser uma lavada difícil", conta. Mas o combate foi encerrado no segundo round após uma sequência de golpes, finalizados com um upper-cut (golpe de baixo para cima) de Éder, que levou ao nocaute o americano. Kid Jofre, pai de Éder, corre para comemorar com o filho.

período: Ano 1971
local: Brasil / São Paulo / São Paulo
imagem de: Éder Jofre
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Pelé e Éder campeão

Em 1960, Éder Jofre sagrou-se campeão mundial peso galo. Dois anos depois, Pelé ganhou a Copa do Mundo de Futebol pela segunda vez, no Chile. As estrelas do esporte nacional foram convidadas, em 1962, pela revista Edição Extra para trocar suas experiências. Nessa reportagem, Éder ensinou Pelé a "fechar a guarda", posição de defesa com os braços junto ao queijo, e bloquear golpes.

período: Ano 1962
local: Brasil / São Paulo / São Paulo
imagem de: Éder Jofre
crédito: Revista Edição Extra
tipo: Fotografia

Mapa Jofre

Éder Jofre morou toda vida em São Paulo

imagem de: Éder Jofre
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Mapa

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF
Projeto: História em Multimídia do São Paulo Futebol ClubeDepoente: Éder JofreEntrevistado por: Marina e Manuel São Paulo, seis de dezembro de 1993Entrevista nº 006P – Qual é a sua data de nascimento e local.R - Meu nome é Éder Jofre. Nasci na Rua do Seminário, aqui em São Paulo, no centro, e meu pai chamava-se José Aristides Jofre, popularmente conhecido como Kid Jofre, e minha mulher... Minha mãe, Angelina Zumbano Jofre. P - Qual a data do seu nascimento?R - Eu nasci no dia 26 de março de 1936.P - Agora fala um pouquinho dos seus pais, nome dos seus avós...R - Tá bom, meu pai Kid Jofre, né, que nem eu falei a pouco, ele veio da Argentina em, acho que em 1908, uma coisa assim... E veio a chamado do irmão dele, Kid Prate, que já residia aqui em São Paulo, no Brasil, e lidava com luta livre e boxe. Meu pai veio pra ajudá-lo. Meu pai veio pra cá e fez o curso de professor de Educação Física, se formou em técnico de boxe e handebol ou basquetebol, não tenho bem lembrança, aí ele começou a ajudar esse Kid Prate, meu tio, em sua academia. Depois o meu tio faleceu, então meu pai acabou ficando com a academia e conheceu uma infinidade de pessoas, veio a conhecer também os Zumbanos, os Zumbanos, onde possivelmente meu pai que levava as luvas de boxe pra consertar, onde o Ilgino Zumbano consertava, ele levou lá na casa, casa dos Zumbanos, e ficou conhecendo a Dona Angelina, que veio ser a minha mãe, Angelina Zumbano, depois foi Jofre, e... Acabou conhecendo a Angelina, ah... Depois casaram né, depois de um tempo e tal, aí nasceu a minha primeira irmã, a Lucrécia Maria Jofre. Eu, Éder Jofre, Dagoberto Jofre e Mauro Jofre, que é o caçula... Somos quatro irmãos, que eu comecei a lutar mais cedo que eles, eu primeiro que eles , principalmente por causa da idade, era um pouquinho mais velho né, e começei a lutar assim quando eu tinha meus oito anos de idade, foi a primeira vez que eu fiz uma exibição com outro garoto e num... Continuar leitura

Título: O menino que queria ser o Robin

Data: 6 de dezembro de 1993

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Personagem: Éder Jofre
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios