Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 8 de abril de 2010

Uma Vida pela Moradia Digna

Esta história contém:

Uma Vida pela Moradia Digna

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Ponto de Cultura - Museu Aberto

Depoimento de Antônio Carlos da Silva Sales

Entrevistado por Maiara Moreira e Isabela de Arruda

São Paulo, 8 de Abril de 2010

Realização: Museu da Pessoa

Depoimento PC_MA_HV264_Antônio Carlos da Silva Sales

Transcrito por

Revisado por Erick Vinicius de Araujo Borges

P - Antônio queria começar agradecendo por você ter vindo aqui conversar com a gente e queria que você falasse para gente o nome completo, data e local de nascimento.

R - Meu nome é Antônio Carlos da Silva Sales, nasci em São Paulo, capital, no dia 8 de julho de 1960, no Hospital Leonor de Barros. E, apesar dos meus pais serem de fora de São Paulo – minha mãe ser da região do Nordeste, do Piauí, e o meu pai ser do Ceará -, me considero um paulistano, porque vivi uma época de São Paulo, bem quando estava começando, onde todos os imigrantes e migrantes tinha bom convívio e era uma cidade mais humana.

P - Queria que falasse o nome dos seus pais e se você sabe como eles se conheceram, a história deles um pouquinho.

R - O nome do pai é Evangelista Ferra de Sales e o da minha mãe Maria das Neves Silva. Eles se conheceram no bairro da Vila Mariana. Minha mãe já vinha de um segundo casamento, um pouco mais velha que meu pai. Meu pai foi o primeiro casamento. Meu pai trabalhava no comércio, na época, vendia pano, roupa, essas coisas, trabalhava na parte de tecido; vendia tecido para alfaiataria, na época na região do Brás. Nós moramos na Vila Mariana. Conheceu minha mãe que, na época, trabalhava num restaurante de cozinheira. Eles se conheceram e desde o casamento, nasceu a minha irmã mais velha, Ilda da Silva Sales, e depois foi quando nasci. Eles se conheceram em 57 e nasci em 60.

P/1 - Quais as lembranças que você tem deles? O jeito que eles eram...

R - A lembrança que tenho da minha mãe... Era uma pessoa com todo aquele sistema: acordava muito cedo, já era fã de rádio, eu lembro que era o único aparelho que a gente...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Empreendedorismo é empoderamento
Texto

Irani Aparecida Pereira Dias

Empreendedorismo é empoderamento
Não há cidadania sem luta
Vídeo Texto

Maria José da Silva Carvalho

Não há cidadania sem luta
Por uma moradia digna para todos
Vídeo Texto

Gerôncio Henrique Neto

Por uma moradia digna para todos
Vídeo Texto

Adão Barbosa de Jesus

"Sempre lutando pelo povo"
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.