Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Sonhadora 208
Por: Inventário de Sonhos, 11 de abril de 2020

As crianças

Esta história contém:

As crianças

Estávamos em meio ao medo extremo da contaminação. Mas o tempo era um futuro próximo. O Covid-19 era apenas uma de nossas preocupações, pois havia outras contaminações possíveis. Por conta disso a nossa vida baseava-se em cuidados de higiene extremos, o tempo todo. Máscaras, desinfetantes, não aproximação. No sonho apareço preocupada com o fato de que não estamos mais entrando em contato com nenhum tipo de ""sujeira"". As crianças dessa geração já não tinham anticorpos para atuar sobre doenças muito simples. No sonho me sinto angustiada pelas crianças não brincarem na rua e não interagir umas com as outras. Começo a chorar e pensar que deve existir outras alternativas. No meio da rua começo a gritar e apelar para me escutem. Dizem que se eu não concordo com as medidas tomadas, qual seria minha proposta? Eu não sei, mas digo que precisamos construir uma outra forma de viver coletivamente. E não apenas aceitar que alternativas emergenciais durem a vida toda. Sigo sozinha e chorando no meio da rua. Em seguida vem outro outro, em que sinto medo de vivermos algo parecido com a China, de extremo controle populacional. Novamente vou pro meio da rua e apelo para que me escutem. Mas fico pensando que da mesma forma que não podemos deixar o estado nos controlar, é esse estado que deve garantir nosso direito à vida. Então a pergunta que lanço no sonho é um pouco nesse sentido. Como podemos viver em uma sociedade contaminada sem a proteção do estado, mas ao mesmo tempo sem o seu controle? O sonho é turbulento e acordo muito angustiada.

Que associações você faz entre seu sonho e o momento de pandemia?

É bem explícita a relação. Mas a sensação de não saber o melhor caminho relaciono com as ainda inconclusas pesquisas e de realmente não sabermos como será a vida pós COVID. São tantas as análises e comentários que acabamos lendo que acho que o sonho faz uma mescla de tudo que li ou escutei. E dessa sensação de...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: As crianças
Data: 11 de abril de 2020
Personagem: Sonhadora 208
Autor: Inventário de Sonhos

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

As Vilas de Minha Vila Isabel
Texto

Antonio Ranauro Soares

As Vilas de Minha Vila Isabel
“O meu limite é o céu”
Vídeo Texto

Luakam Anambé (Maria do Socorro Borges)

“O meu limite é o céu”
Medicina além do atendimento
Texto

Dalmo Claro de Oliveira

Medicina além do atendimento
Em pé de igualdade
Vídeo Texto

Arthur Carlos Gerhardt Santos

Em pé de igualdade

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.