Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Luiz Soresini
Por: Museu da Pessoa, 26 de novembro de 2003

Pioneirismo na floresta

Esta história contém:

Pioneirismo na floresta

Vídeo

P/1 – Boa tarde seu Soresini.

R– Boa tarde.

P/1 – É um prazer tê-lo aqui conosco essa tarde. Eu queria saber um pouquinho sobre sua infância e dados pessoais. Eu queria que o senhor dissesse o seu nome completo, data e local de nascimento.

R– Meu nome é Luiz Soresini, nasci em Vitória, num bairro chamado Jucutuquara, em 9 de março de 1938.

P/1 – Qual é o nome dos seus pais?

R– Meu pai era Roberto Soresini, italiano, gráfico, e minha mãe chamava-se Iolanda Zane(?) Soresini, do lar, italiana também.

P/1 – De que região da Itália?

R– Da região do Vêneto, Rovigo Trecenta.

P/1 – O nome dos seus avós?

R– Meu avô paterno era Pedro Soresini, minha avó era Pemirene(?), meu avô paterno era Luigi, que é o meu nome em português e minha avó materna era Luiza.

P/1 – E qual a atividade profissional do seu pai?

R– Meu pai era gráfico. Ele veio na segunda ou terceira leva de imigrantes italianos para o Brasil. Ele veio no bloco de técnicos.

P/1 – E porque o Espírito Santo? Ele veio primeiro pro Espírito Santo?

R– É, ele veio primeiro, ele veio pro Espírito Santo. Quer dizer, o meu avô já estava aqui, Pedro Soresini, que é o pai do meu pai. Então ele já estava aqui e essa foi a razão de ele cair no Espírito Santo direto.

P/1 – Você tem irmãos?

R–Tenho...

P/1 – Fala um pouquinho sobre eles.

R– Eu tenho... Minha família, do meu pai e minha mãe, foram com sete filho, duas mulheres e cinco homens. Hoje está reduzido a mim, ao Jorge, a Carmem e ao Beto.

P/1 – Ok.

P/2 – Soresini, porque você falou da terceira leva de imigrantes que é composta de técnicos? O que é primeira e segunda?

R– A primeira leva e a segunda foram praticamente braçais, eles vieram para desbravar. Vieram lá pelos ______ de 1800, substituição de escravos. Então, eles vieram para desbravar...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Floresta ativa
Vídeo Texto

Edgard Campinhos Junior

Floresta ativa
Guaraná? Só de Maués!
Texto

Victor Nogueira

Guaraná? Só de Maués!
Um filósofo do Sertão
Vídeo Texto

Manoel Inácio do Nascimento

Um filósofo do Sertão
Guaranazal: minha segunda casa
Texto

José Francisco Marques

Guaranazal: minha segunda casa
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.