Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

Para além da sala de aula

Esta história contém:

Para além da sala de aula

Sou Sérgio, nasci no Maranhão em 1967.

Em casa somos uma família pequena, composta apenas por cinco pessoas, e a convivência sempre foi muito harmoniosa, sempre fomos muito participativos um com o outro, evitando brigas, sempre tive um lado espiritual muito trabalhado pela minha mãe, pelo meu pai. A gente se criou nesse ambiente de harmonia e até hoje temos um relacionamento muito saudável, muito gostoso dentro de casa.

Morávamos eu, meus pais, minha irmã e minha avó, mãe da minha mãe. Avó é segunda mãe. Então, se eu tinha algum problema, mesmo de infância, adolescente, eu me dirigia mais a ela. Os grandes conselhos, realmente, que eu tive, foram por conta da minha avó, que eu considerava como minha segunda mãe. Era uma pessoa super aberta, super amiga, qualquer problema que eu tinha em escola, problema de estudos, sempre me reportava a ela. Foi uma pessoa que sempre me deu grande suporte enquanto viva.

A escola que eu estudei na infância era uma escola do bairro, uma escola da rede pública, mas legal mesmo, professores excelentes, mantenho contato com alguns deles até hoje. E foi muito bom, foi um período de aprendizagem muito legal, muito gostoso.

Na época dessa fase do primário, que hoje é o Fundamental I, eu gostava muito de Português. Eu gostava de Português até por conta mesmo da professora, que morava próximo a minha casa, tinha contato, quando eu tinha dúvida fora da escola, ia à casa dela, ela me explicava o que eu não entendia durante as aulas. Passava aquela coisa mais assim, sistemática de sala de aula, e passava a uma coisa mais de brincadeira, de amizade de pessoas do bairro, de vizinhança. Era muito legal. Até hoje mantenho contato com ela, foi minha primeira professora, passei um longo tempo estudando com ela. Antigamente não tinha essa flexibilidade de vários professores para disciplinas diferentes, um professor ensinava várias disciplinas. Então até hoje mantenho contato com ela, tenho um respeito...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF
Projeto Memórias e Histórias de Mudança Depoimento de Sérgio Entrevistado por Raul Varela e Fernanda Prado São Luís, 06/08/2012 Realização Museu da Pessoa Entrevista VV_TM019 Transcrito por Lilian Custódio Revisado por Teresa de Carvalho Magalhães Nesta entrevista foram utilizados nomes fantasia para preservar a integridade da imagem dos entrevistados. A entrevista na íntegra, bem como a identidade dos entrevistados, tem veiculação restrita e qualquer uso deve respeitar a confidencialidade destas informações. Para ter acesso à entrevista na íntegra, entre em contato com museologia@museudapessoa.net .

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

O grande salto
Vídeo Texto

Julio Cesar Linhares Veloso

O grande salto
“Você devia fazer Teatro!”
Texto

Marcos Philip Machado Perrenoud

“Você devia fazer Teatro!”
De volta à escola
Vídeo Texto

Jean Carlos Ramons Montes

De volta à escola
Conquistas do dia a dia
Texto

Daniela Campos de Almeida

Conquistas do dia a dia
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.