Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 11 de dezembro de 2014

Paixão pelo Carnaval

Esta história contém:

Paixão pelo Carnaval

Vídeo

Meu nome é Cláudio Pedro Barbosa Adão, conhecido também como Manteiga. Eu nasci aos 7 dias do mês de novembro de 1948, na capital, São Paulo, no bairro da Bela Vista. O meu pai chamava-se Rosalino Adão, a minha mãe era Maria Anésia Barbosa, eram de Minas. Ele veio pra São Paulo pra buscar uma perspectiva melhor de vida, porque em Minas é aquela vida de roça, aquela vida agrária e tal, então ele veio pra São Paulo pra buscar um pouco mais de uma perspectiva melhor de vida. Então a grande maioria vinha nesse sentido porque em Minas trabalhava no meio rural, lá a situação era meio ruim. Então ele veio aqui pra São Paulo pra buscar um outro horizonte de vida.

Depois veio a minha mãe e tal, eles eram da mesma cidade, os dois eram de Santa Rita do Sapucaí. Eu tenho uma irmã por parte de mãe, Maria Aparecida Barbosa. Minha mãe era uma pessoa muito dócil, muito batalhadora, muito guerreira, com a idade de cinco anos, ia trabalhar, ela me levava, muito protetora, apesar daquele momento, daquela dificuldade que ela tinha, mas era muito uma mãezona, muito dócil, muito batalhadora, ela trabalhou muito. Ela trabalhava de doméstica nas casas, aquelas coisas todas. O meu pai também era uma pessoa muito dócil, muito educada, ele queria que os filhos estudassem, aquela coisa toda, era muito de pegar no pé, era muito de falar, o exemplo dele era de falar. Me ensinou muito dessa coisa da leitura. O meu pai trabalhava no jornal O Estado de São Paulo de entregador, saía quatro horas da manhã, entregava o jornal até mais ou menos umas sete horas, depois das sete horas ele ia pra outro trabalho.

Eu tinha intenção de estudar, eu falei: “Pô, eu quero cursar uma faculdade”, então fiz o primário, aí depois não deu, eu tinha que trabalhar aos 14 anos, trabalhar pra ajudar e tal, e aquela coisa de faculdade, também tinha a admissão. Eu fiz, tanto o ginásio como o segundo grau eu fiz no supletivo, naquela época tinha supletivo, eu...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Cacai, um grande mestre
Vídeo Texto

Antônio Carlos Pereira

Cacai, um grande mestre
Sou Liberto
Vídeo Texto

Liberto Solano Trindade

Sou Liberto
Lourdes Maria: a Tia Ciata de BH
Vídeo Texto

José Luiz Lourenço

Lourdes Maria: a Tia Ciata de BH
Samba nas ruas e no palco
Vídeo Texto

Benedito Augusto dos Santos

Samba nas ruas e no palco
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.