Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem:
Por: ,

Na Petrobrás imperam as equipes

Esta história contém:

Na Petrobrás imperam as equipes

Vídeo

O meu nome completo é Hélio Lins Marinho Falcão. Eu nasci em João Pessoa, na Paraíba, no dia 15 de dezembro de 1933.

FAMÍLIA

Meu pai chamava-se Antônio Marinho Falcão e ele tinha múltiplas... Pode parar aí que agora aí que a velhice aí me deu um branco. A profissão dele, ele era... Ele terminou como fazendeiro, embora ele tenha trabalhado também na área de administração. O nome da minha mãe era Maria dos Anjos Marinho, e ela criou a família. Meu pai, ele se casou duas vezes. A primeira, a esposa dele morreu, e ele casou com a minha mãe, já... Ele já com quarenta e poucos anos, e a minha mãe com vinte e poucos. Então, das duas famílias dele, nós somos dez irmãos. Eu sou exatamente da segunda esposa dele. Eu conheci os meus avós maternos. Dos paternos eu só conheci a minha avó. A minha família é uma família da Paraíba, e ligada à família da minha mãe, que é a família Lins, ligada a engenho-de-açúcar. Então, eu passei grande parte da minha infância freqüentando aqueles engenhos.

INFÂNCIA

Bom, naquela época o automóvel era muito raro. Eu nasci em 1933, quer dizer, a minha percepção de vida começou realmente na década de 40, quando eu tinha mais de sete anos. E na década de 40 ainda, na Paraíba não havia muitos automóveis. Então, a vida rural, quer dizer, o sistema de transporte, era o trem. O trem que ligava a capital com a cidade do interior; e nos engenhos, nas fazendas, o cavalo tinha uma expressão muito grande, porque era o meio de transporte. O cavalo e o boi. Porque o cavalo porque você podia andar diretamente e o boi porque você tinha aqueles famosos carro de boi, carroças puxadas a boi e que faziam o transporte de cargas e pessoas. A minha lembrança dessa década talvez seja assim a mais rica na minha memória porque... Primeiro porque nós éramos jovens. Tinha toda vitalidade da vida. E segundo porque realmente havia uma inocência, uma beleza e uma inocência muito grande - você no...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Acreditar no trabalho
Vídeo Texto

José Luiz Pires Moraes

Acreditar no trabalho
Pietro Carlos Monaco
Vídeo Texto

Pietro Carlos Monaco

Pietro Carlos Monaco
Trabalho é comigo
Vídeo Texto

Solon Guimarães Filho

Trabalho é comigo
Vídeo Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.