Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

Entrevistando Seu João

Esta história contém:

Entrevistando Seu João

Seu João de Ávila, um senhor de 65 anos de idade, aposentado, tranquilo, comerciante e com uma vida pacata. Mas pelas suas memórias, sua vida não fora sempre assim.

Tinha treze irmãos, os quais ajudou a cuidar e trabalhou na lida de casa, fazendo comida e limpando o pátio. Também aprendeu desde cedo a trabalhar na lavoura, auxiliando seu pai e no comércio com seu avô.

Então sua infância sempre esteve atrelada ao trabalho e as responsabilidades. Mas será que ele não brincava?

Ah, e como brincava! Brincava no campo laçando animais, correndo a cavalo... E muitas vezes os porcos fugiam, invadindo as plantações. E depois “o laço pegava”.

Na escola disse que “não era muito bom das idéias”. Comenta que não conseguia aprender e acabava indo pra “caixinha de areia”. A caixinha de areia era propriamente uma caixa com areia que ficava ao fundo da sala de aula e era usada pelos alunos que não faziam os temas e/ou por aqueles que não estudavam e não aprendiam. Ficavam ajoelhados nela até aprender a lição. Mesmo assim, Seu João diz que gostava de ir à escola. “Estava certo ir para a caixinha, não estudava e ir pra lá, fazia a gente parar e pensar, daí a gente aprendia”. Lembra-se da professora com carinho, dona Ana Maria.

Deixou de frequentar a escola para trabalhar, pois aprendeu muito com a lida na lavoura. Esta aprendizagem segue com ele até hoje. A escola era muito distante da sua casa.

No trabalho do campo conheceu Sueli, uma moça bonita pela qual se encantou e se apaixonou. Namoraram de forma “diferente” de hoje, somente um pegando na mão do outro, conforme os costumes do passado.

Em seguida, casaram-se e foram morar com os pais da noiva, onde levou uma sacola com seus poucos pertences para a casa nova, pois deixara o restante para sua família com tantos irmãos.

Lá conviveu bem, pois tinha uma relação saudável com todos, pois “comiam na mesma da mesma...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Entrevistando Seu João
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

As Vilas de Minha Vila Isabel
Texto

Antonio Ranauro Soares

As Vilas de Minha Vila Isabel
Um menino chamado Innocente
Texto

Celso Aparecido Innocente

Um menino chamado Innocente
Negócio sério
Texto

Cicero Domingos Penha

Negócio sério
Uma vitória
Texto

Jacy Fernandes Oliveira

Uma vitória
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.