Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

Aprendizagem no serviço

Esta história contém:

Aprendizagem no serviço

IDENTIFICAÇÃO Nome, data e local de nascimento Meu nome é André Eustáquio de Faria. Tenho 29 anos, nasci em 1977, em Contagem.

MUNDO DO TRABALHO Cotidiano de trabalho Eu sou contratado como Operador, mas eu sou deficiente físico. Então, na minha área, por exemplo, algumas coisas eu sou restrito a fazer, mas tudo ok. Sou operador do secador de fermento, fazendo fermento seco. O fermento seco, na realidade, é o que sobra da cerveja, é uma parte inutilizada. Depois que passa pelo processo da cerveja, eu passo no secador e ele se torna ração animal. O fermento vem líquido. Aí a gente passa nessa máquina que eu me referi, que chama secador. Você passa, ele seca, sai e aí passa no moinho; tritura e ele sai moído. Aí ensaca e vende.

UNIDADES DE PRODUÇÃO Juatuba Aqui são produzidas as cerveja Skol, Bohemia, Antarctica, Original. E tem a parte de refrigerantes: Lipton Ice, Pepsi, Guaraná Antarctica, Sukita, Limão Brahma.

PRODUTOS Guaraná Antarctica Como consumidor, o meu produto preferido é o Guaraná Antarctica.

TRABALHO Ingresso na empresa/Trajetória profissional Estou na empresa desde 2005. Comecei como Operador de Fermento. O maior desafio foi a aprendizagem do serviço. No começo, quando entrei, estava com medo de fazer errado e não fazer bem feito, sabe? Aí eles tiveram a paciência de me ensinar como é que funciona e agora eu posso operar sozinho, sem auxílio de ninguém. Porque antes eu estava com medo. Tudo o que é novo você fica meio estranho em aprender, ainda mais um maquinário devidamente grande. Você fica mais com medo ainda. Você fala: “Nossa, será que eu vou conseguir? Será que eu não vou?”

TRABALHO Momentos marcantes Fora o desafio, uma coisa que me marcou muito foi a visita dos meus familiares, para vieram conhecer a área em que eu trabalho. Eu acho que foi bem marcante pra mim. Quando você comemora aniversário, você escreve o seu nome e aí pode trazer os seus...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

P1: Boa tarde.

R: Boa tarde.

P1: Para começar eu gostaria que você dissesse seu nome, local e data de nascimento.

R: Meu nome é André Eustáquio de Faria tenho 29 anos, nasci em 1977, em Contagem.

P1: E qual que é a sua função?

R: Eu sou operador.

P1: Operador?

R: É operador...

P1: Em que consiste a sua função, qual o seu cotidiano de trabalho aqui dentro?

R: Eu sou contratado como operador, mas sou deficiente físico, então na minha área por exemplo tem algumas coisas que eu sou restrito a fazer, mas tudo ok, eu sou operador ensacador de fermento, trabalho no fermento, fazendo fermento seco.

P1: Para produção da cerveja?

R: Não o fermento seco na realidade ele é o que sobra da cerveja, então é a parte inutilizada, depois que passa pelo processo de cerveja aí passa para nós e eu passo no secador e ele se torna ração animal.

P1: Certo. E o setor que você trabalha é o de fermento mesmo, né?

R: É de fermento.

P1: Você sabe quais que são os produtos aqui fabricados?

R: Sei, alguns eu sei...

P1: Quais são?

R: Cerveja Skol, Bohemia, Antártica, Original...

P1: E tem a parte de refrigerantes também?

R: E tem a parte de refrigerante também, Lipton Ice, tem Pepsi, guaraná Antártica, Sukita, Limão Brahma.

P1: E desses produtos aqui da AMBEV qual que é o seu preferido, como consumidor mesmo?

R: Como consumidor eu acho que é o guaraná Antártica.

P1: É o que você prefere dos produtos todos?

R: É.

P1: E você está aqui desde quando?

R: Desde 1995.

P1: 1995?

R: Desde 2005, desculpe.

P1: 2005?

R: É.

P1: E você já começou nessa área mesmo como operador?

R: É como operador de fermento.

P1: E nesse período todo que você está aqui qual seria um desafio alguma coisa pela qual você tenha passado e que tenha te marcado?

R: O desafio foi mais de aprendizagem do serviço, no começo quando eu entrei estava com medo de assim, com medo de fazer errado e de não fazer bem feito, sabe, e eles tiveram paciência...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Reencontros
Vídeo Texto

Gilvanete Lima de França

Reencontros
As Vilas de Minha Vila Isabel
Texto

Antonio Ranauro Soares

As Vilas de Minha Vila Isabel
Conquistas e sonhos da comunidade
Vídeo Texto

Maria Irileda da Silva

Conquistas e sonhos da comunidade
O que aprendi com o Brasil
Vídeo Texto

Ramón Sanchez Díez

O que aprendi com o Brasil
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.