Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 23 de setembro de 2008

Reencontros

Esta história contém:

Reencontros

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Mestres do Brasil: Suas Memórias, Saberes e Histórias

Depoimento de Gilvanete Lima de França

Entrevistada por Julia Basso e Morgana

Rio de Janeiro, 23/09/2008

Realização: Museu da Pessoa

Entrevista número: OFMB_HV019

Transcrito por Karina Medici Barrella

Revisado por Luiza Gallo Favareto

P/1 – Gilvanete, pra começar eu quero que você me fale o seu nome completo, a cidade e a data do seu nascimento.

R – Tá. Sou Gilvanete Lima de França, nasci na cidade de Moreno, em Pernambuco, no dia 23 de novembro de 1943.

P/1 – E como chamam os seus pais?

R – Meu pai, Joel Luz de França e, minha mãe, Severina Lima de França.

P/1 – E eles nasceram em Recife?

R – Meu pai nasceu em Recife. Agora, minha mãe nasceu na Paraíba, Campina Grande, eu acho. Não me lembro bem, porque quase não tocava nesse assunto com ela. Ficamos muitos anos afastadas.

P/1 – E seus avós, você conviveu com eles?

R – Convivi com meus avós, que eu fiquei vários anos com minha avó, Salvina Maria de França. Ela usava Maria, usava Ingrácia, aí eu não sei, ao certo, qual que tem nos documentos dela, de França também. E ele é Floriano Luís de França, meu avô, eu lembro muito dele.

P/1 – E vocês moravam juntos todos?

R – Morávamos todos na casa do meu avô. Eu, meu irmão e mais alguns primos, filhos dos outros filhos que eles tinham. Ali era albergue dos netos (risos).

P/1 – E como era essa casa, você se lembra dessa época?

R – Lembro. Tinha uma varanda lateral, grande, comprida assim, na extensão da casa toda. Na frente da casa, ela começava pela sala e o quartinho deles, quarto dos meus avós. Aí, tinha uma outra sala, que ela usava máquina de costura, mesa pra jantar, porque ela costura muito. Eu ficava embaixo da máquina fazendo roupinha de boneca. E tinha outro quarto, do lado dessa salinha, e a cozinha. Acho que tinha dois ou três quartos, se não me falha a memória. E a cozinha, que tinha fogão a lenha, e depois saía pro...

Continuar leitura

Título: Reencontros

Data: 23 de setembro de 2008

Local de produção: Brasil / Rio De Janeiro

Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios