A emoção despertada pelas lembranças de infância dá o tom ao início do depoimento de Gilvanete. Ela relembra sobre como a separação dos pais levou à convivência com os avós e proporcionou uma infância rica em brincadeiras junto com os primos. Relata o afastamento da mãe e a perda de contato com o resto da família, que conseguiu rever mais de 50 anos depois, graças à internet. Gilvanete relembra sua formação escolar, que teve início no colégio interno, no Rio de Janeiro, e a intensa vida social no Clube Vasquinho de Morro Agudo, cheia de excursões e bailes. Descreve o casamento marcado por dificuldades, devido ao problema de alcoolismo do marido, a interrupção dos estudos e a retomada de sua formação, depois de dar à luz o primeiro filho. Relata também os projetos escolares desenvolvidos como professora.

Mestres do Brasil: Suas Memórias, Saberes e Histórias Depoimento de Gilvanete Lima de França Entrevistada por Julia Basso e Morgana Rio de Janeiro, 23/09/2008 Realização: Museu da Pessoa Entrevista número: OFMB_HV019 Transcrito por Karina Medici Barrella Revisado por Luiza Gallo Favareto P/...Continuar leitura

Título: Reencontros

Local de produção: Brasil / Rio De Janeiro