Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem:
Por: ,

De Muriaé à Alemanha

Esta história contém:

Recebi meu diploma de bacharel em Pintura na UFRJ nos anos 80 (1987) e concluí o curso de Escultura em 1993 e Especialização em Conservação de Bens Culturais Móveis em 94, onde desenvolvi uma pesquisa sobre história, materiais e formas preocupada em compreender o mecanismo artístico. Destacados estes principais momentos da minha vida acadêmica, mergulho agora nas experiências do passado. Procuro encontrar o fio capaz de me conduzir aos "porquês" da escolha do meu "metier", do itinerário intelectual seguido: de trabalhos e de estudos artísticos para pesquisar em artes plásticas.

A procura me transporta a Muriaé, na Zona da Mata de Minas Gerais, onde vivi metade da minha vida aprendendo as habilidades no adiamento e desenvolvendo aquele nosso gênio mineiro. Todas estas manias que conservei, pois "não há ausência capaz de destruir o que temos do nascimento(...): nosso tédio à controvérsia, nossa anteposição à intimidade, nossa desconfiança, nossa timidez, o gosto para o humor, o jeito arisco, o ar esquivo, muito soberba mas... a cabeça baixa".

Como bem soube sintetizar Pedro Nava: "cem anos que eu viva não a perderei". É tocante voltar ao lugar onde se passou a infância, olhar cada casa que ainda resta, os passeios onde em minha infância ia e vinha do colégio, os jardins das casas onde casais namoravam, as janelas que nos contemplavam, o grupo escolar, o colégio, a igreja e seu sino, tudo isto, como diria outro mineiro, "bota a gente comovido como diabo". Vivi entre meus desenhos, pinturas, sons de piano, o quintal enorme de minha casa, onde estava sempre no alto de uma árvore ou descobrindo objetos antigos jogados nos porões das casas velhas, como peças do antigo cinema, tipografia, carros alegóricos dos velhos carnavais, coisas interessantíssimas que a minha imaginação, inspirada nas revistas do Fantasma, do Mandraque e nos filmes da matinê, transformavam em estórias.

O comércio de café de meu avô e um birô...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: De Muriaé à Alemanha

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Um judeu em fuga
Texto

Josef Aronsohn

Um judeu em fuga
Brasileira alemã
Vídeo Texto

Gertraut Ostermann

Brasileira alemã
A luta pela sobrevivência
Texto

Hans Wilmersdorfer

A luta pela sobrevivência
As Vilas de Minha Vila Isabel
Texto

Antonio Ranauro Soares

As Vilas de Minha Vila Isabel

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.