Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Gabriel Tessis
Por: Luka Pumes, 29 de setembro de 2016

Retrato vermelho de uma vida dedicada ao azul.

Esta história contém:

Retrato vermelho de uma vida dedicada ao azul.

Vídeo

“Caio trançando pela ponta esquerda; o cruzamento pra área; A CHANCE, RENATO; AGORA, PÉ ESQUERDO: GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL! RENATO DE NOVO! RENATO, NÚMERO 7! TRÊS MINUTOS E DEZ DA PRORROGAÇÃO. A FESTA BRASILEIRA EM TÓQUIO E A VIBRAÇÃO DE RENATO... outro liiiiiindo gol de Renato, Grêmio 2x1”. Com este antológico gol de Renato Gaúcho, o Grêmio parava o Hamburgo – campeão da UEFA Champions League de 1983 – numa partida que leva o “estilo Grêmio”: com sofrimento. Os foguetes e as bombas na Zona Leste de Porto Alegre eram inevitáveis, assim como a curiosidade do pequeno Gabriel Tessis que indagou sua mãe, Dnª Miriam, o porquê de tanto barulho. “O Grêmio foi campeão, filho”, “O Grêmio ganhou o Mundo”. Daquele dia em diante, do alto dos seus três anos incompletos, Tessis decidiu que em sua vida haveria um amor maior, e ele vinha em azul, preto e branco. Enquanto criança amadureceu esse amor, percebeu que futebol não era apenas glória e com sete anos começou a frequentar sua segunda casa: o Olímpico Monumental. Viu em Renato o maior ídolo da história do clube; em Dener, o melhor que viu jogar; e pelo Grêmio o amor apenas crescer. Fazendo um comparativo com os dias atuais, Gabriel Tessis explicita que o time não joga como jogava, e conta que para ele, um time ideal do Grêmio não contaria com craques badalados como Cristiano Ronaldo ou Lionel Messi, mas sim com a seleção uruguaia inteira, “do 1 ao 11”. E esse espírito “peleador, brigador e raçudo” que ele vê no país vizinho não vem apenas no futebol. Tessis apoiou, apoia e diz que sempre apoiará movimentos separatistas, uma vez que enfatiza sem nenhum receio que “gaúcho não é brasileiro”. “A identidade cultural do gaúcho tem muito mais a ver com as regiões dos pampas uruguaios e argentinos”, argumenta...

Continuar leitura
Fechar

Patrão manda, mas também faz.

Dados da imagem Patrão manda, mas também faz.

Período:
Ano 2016

Imagem de:
Gabriel Tessis

História:
Retrato vermelho de uma vida dedicada ao azul.

Tipo:
Fotografia

Gabriel e a gaita.

Dados da imagem Gabriel e a gaita.

Período:
Ano 2016

Local:
Brasil

Imagem de:
Gabriel Tessis

História:
Retrato vermelho de uma vida dedicada ao azul.

Crédito:
Lorenzo Albella

Tipo:
Fotografia

O pessoal "forte, aguerrido e bravo" do Grêmio do Prata

Dados da imagem O pessoal

Período:
Ano 2016

Imagem de:
Gabriel Tessis

História:
Retrato vermelho de uma vida dedicada ao azul.

Tipo:
Fotografia

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Um ícone da Tijuca
Vídeo Texto

Sebastião Fonseca de Arruda

Um ícone da Tijuca
Cultura Gaucha
Texto

Neltair Abreu -Santiago

Cultura Gaucha
Vídeo Texto

Sebastião Marinho da Silva

"Fiz da viola o meu mundo"
''Você não aceita derrota, só quer vitória.''
Vídeo Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.