Ainda jovem, o baiano José Alcântara dos Santos se tornou o Zé Pedreira, conhecido repentista e violeiro de sua região. Embora tenha nascido em Teofilândia, ele vivenciou dois momentos importantes de sua história nas cidades de Araci e de Serrinha: na primeira, conheceu sua mulher; na segunda, comandou por quase 20 anos um programa de rádio focado no repente. Ao falar da movimentada trajetória, que inclui sua missão como mestre griô, transmitindo seus conhecimentos às novas gerações, Zé Pedreira se entusiasmou de um jeito especial quando o assunto era música. Por vezes, respondeu cantando, como fez ao finalizar a conversa à moda repentista: “Um abraço a todo mundo, gente média, gente boa, gente que vive no alto e gente que vive à toa. E agradecer a todo mundo, sobre o Museu da Pessoa.

Sou José Alcântara dos Santos, conhecido como Zé Pedreira. Cresci em Teofilândia até os 20 anos. Ao nascer, não era cidade, era um distrito de Serrinha. Teofilândia ainda é uma cidade pequena, e, quando passou a cidade, não parecia ser cidade. Era a praça, umas três ou quatro ruas, alguns...Continuar leitura

Projeto Memória dos Brasileiros Depoimento de José Alcântara dos Santos (Zé Pedreira) Entrevistado por Claudia Leonor e Ana Nassar Lençóis, 18/08/2007 Realização: Museu da Pessoa Entrevista número MB_HV044 Transcrito por Ana Lúcia V. Queiroz Revisado por Viviane Aguiar Publicado em 13/02/2...Continuar leitura

Título: Zé Pedreira e o repente da Bahia

Local de produção: Lençóis