Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Viver e Conviver

Esta história contém:

Viver e Conviver

Um balanço na semana do meu aniversário. Vou fazer 66 anos e passou um filme pela minha cabeça. Tive uma infância privilegiada, brincava em uma praça onde eu morava, fui educada em um colégio de freiras, sofri um acidente de carro aos 15 anos e não morri porque não era hora. Estudei decoração por 3 anos, mas não deu certo trabalhar como decoradora. Ganhei de uma tia uma viagem para Europa após o acidente. Conheci um italiano quando voltava para o Brasil de navio e senti a dor da perda pela segunda vez, após a perda da minha avó, a única que conheci. Tinha problema de relacionamento com meu pai que era muito bravo e exigente e em compensação minha mãe era minha melhor amiga. Comecei a trabalhar em uma loja de objetos para decoração em prata em 1975. Lá aprendi a atender telefone, servir café, chorava de nervoso quando tinha que fazer a parte burocrática , aprendi a atender clientes que eram da alta sociedade de São Paulo, fiquei amiga de um jovem batalhador e trabalhador que hoje é um grande advogado e da copeira que se tornou minha amiga até hoje. Comecei a estudar inglês em 1976, fiz vários cursos e um dia fui mandada embora da loja. Trabalhei em uma escola maternal, mas o diploma fazia falta. Fiz supletivo, entrei em duas faculdades e tive que optar pelo curso da noite, já que nessa época eu já trabalhava como secretária bilíngue, que eu odiava! Lembro de ter ficado apenas um ano desempregada, mas mesmo assim, fiz um ""book"" de fotos e fiz bicos de propaganda e comerciais para TV. Nesse ano também fazia algum artesanato e vendia para pessoas conhecidas. Trabalhei em uma Fundação, também como secretária e após 5 anos fui motivada por um professor que na época dava aulas particulares de inglês para mim, a começar a dar aulas particulares. Já dava algumas aulas para complementar o salário, pois os dois primeiros mochilões foram quando eu ainda trabalhava como secretária. Fui recepcionista em um restaurante e trabalhei...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

A Odisseia de Amara
Vídeo Texto

Amara Moira

A Odisseia de Amara
Decidi dar um voto de crédito para a humanidade
Vídeo Texto
Texto

Adam Edward Drozdowicz

"Eu sou um sobrevivente, óbvio"
Viver é uma decisão que eu tomo todos os dias
Vídeo Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.