Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

A vista da Cidade Administrativa custou muito caro para os moradores da região do bairro São Cosme. Para a implantação da nova Sede do Governo, inicialmente se alegava que seria necessário desapropriar uma área, que contava com muitas residências do bairro São Cosme, para garantir a segurança do local. A princípio, as casas foram avaliadas irrisoriamente, contudo, com a ajuda de uma advogada, Fernando de Castro comprovou o real valor das casas da região, consideravelmente maior que o demonstrado pelo Governo, invalidando a desapropriação. Hoje ele vê a monumental obra de sua janela todos os dias, o que seria impossível sem a luta para permanecer no seu lugar.

Junto com a implementação da Cidade Administrativa, veio uma série de mudanças no cotidiano dos moradores, dentre elas recorrentes acidentes de trânsito. A janela de Fernando tornou-se porta-voz dos anúncios dessas tragédias. Frequentemente, da sua janela, se escutam sons de acidentes na Linha Verde. Nesse cenário, encontra-se a pior lembrança de Fernando: certa tarde, em sua casa, ele ouve um ruído estrondoso e, quando desce para averiguar o ocorrido, descobre que a vítima era seu melhor amigo.

Texto a partir do relato de Fernando de Castro em entrevista realizada em maio de 2018.

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Vista da Janela
Personagem: Anônimo
Autor: Núcleo Museu da Pessoa de Santa Luzia - MG

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Propulsora, transformadora e corajosa
Vídeo Texto
Resistência LGBT no Bixiga
Vídeo Texto

Iran de Jesus Giusti

Resistência LGBT no Bixiga
O prazer de viver, trabalhar e aprender
Texto

Maria Helena Langoni Stein de Melo

O prazer de viver, trabalhar e aprender
Caminhos da educação
Vídeo Texto

Márcia Loduca Fernandes

Caminhos da educação
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.