Ronaldo começou a trabalhar cedo, mas tem boas lembranças da infância. Acredita que essa maturidade adiantada tenha valido como uma grande experiência de vida. Nessa época tinha o fim de semana como momento de diversão, quando lembra que frequentava bares de rock, ritmo que apreciava muito. Explica que para jogar futebol nos times infantis/juvenis dos quais participou deveria ir à escola e ter boas notas, ou era eliminado dos campeonatos. Tornou-se profissional no futebol ainda jovem, em São José do Rio Preto, deixando de lado amigos e família. Começou definitivamente no futebol profissional no São Paulo. Apesar de sempre atuar como zagueiro, jogou algumas vezes como "quebra-galho", assumindo a posição de um jogador machucado ou que não pudesse jogar. Mas por ser um jogador grande sofreu certos preconceitos, pois a torcida cobrava técnica. Com o tempo Ronaldo marcou seu espaço. O jogador diz que sua relação com esse preconceito foi amenizada com a leitura e coloca o nascimento dos filhos como uma conquista de campeão. É um jogador de defesa, atuação que considera de grande importância. Vê o título Mundial conquistado em Tóquio como uma de suas maiores conquistas no SPFC e também do clube no futebol mundial. Comenta sobre quando assumiu como capitão do São Paulo e a vontade de jogar no exterior.

imagens (8)

Ronaldo

data (ou período): Ano 1994 Imagem de:Ronaldo Rodrigues de Jesus

Atividade/Lazer

data (ou período): Ano 1992 Imagem de:Ronaldo Rodrigues de Jesus

Cotidiano/Concentração

data (ou período): Ano 1992 Imagem de:Ronaldo Rodrigues de Jesus

Atividade Social

Família

Infância

data (ou período): Ano 1971 Imagem de:Ronaldo Rodrigues de Jesus

Entrevista em vídeo

Ronaldo

Ronaldo Rodrigues de Jesus com 28 anos no playground do prédio onde mora em Perdizes, no dia 14 de janeiro de 1994.

período: Ano 1994
crédito: Márcia Zoet

Atividade/Lazer

A foto foi tirada por Sergio Andrade, da Folha da Tarde, no apartamento do jogador em Perdizes. Ronaldo foi influenciado pelo pai a ouvir jazz e blues.

período: Ano 1992
crédito: Sergio Andrade

Cotidiano/Concentração

O time do São Paulo se reuniu no lobby do hotel, depois da preleção e de ter tido um acompanhamento psicológico. Os jogadores se distraiam batendo fotos.

período: Ano 1992

Atividade Social

Ronaldo e sua esposa, Ana Claudia Rosan de Jesus. O aniversário do Catê foi celebrado na casa de Mitiko Hugura, presidente da Mizuno. Foram à festa os jogadores do time do São Paulo Futebol Clube, entre eles Muller, Cafu e Palhinha, com seus respectivos filhos.

Família

Ronaldo com os filhos Ronaldo (à esquerda), de onze meses, e Rodrigo (à direita), de dois anos e nove meses. A foto foi tirada nas festas de fim de ano. Ronaldo e Ana Claudia presentearam o Rodrigo com uma bicicleta e Ronaldinho com carrinhos de corrida.

crédito: Ana Claudia Rosan de Jesus

Infância

Ronaldo (seis anos), Beatriz Rodrigues de Jesus (cinco anos) e Luiz Antônio de Jesus (nove anos). A foto foi tirada na casa dos pais durante as férias. Ronaldo e Luiz Antônio gostavam de soltar pipa e jogar "pelada" na rua. "Com a Beatriz sempre me dei bem", conta Ronaldo.

período: Ano 1971

Mapa Ronaldão

Ronaldo Rodrigues de Jesus 1) Nasceu em São Paulo 2) Aos cinco anos foi para São Bernardo do Campo 3) Aos 17 anos foi para São José do Rio Preto 4) Aos 20 anos voltou para São Paulo

tipo: Mapa

Entrevista em vídeo

Imagem capturada da entrevista em vídeo.

tipo: Fotografia

Projeto: História em Multimídia do São Paulo Futebol Clube Depoente: Ronaldo Rodrigues de Jesus Entrevistado por: Valéria, Karen e Rodrigo São Paulo, 06 de dezembro de 1993 Entrevista nº 020 P - Ronaldo se apresenta, por favor. Fala o seu nome, onde você nasceu, qual o bairro onde você moro...Continuar leitura

Título: Versátil ao trabalho

Data: 06/12/1993