Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Luiz Gustavo Ortega
Por: Museu da Pessoa, 21 de outubro de 2015

Uma questão de consciência coletiva

Esta história contém:

Uma questão de consciência coletiva

Vídeo

Minha formação é em Engenharia Têxtil. Durante a faculdade você tem dois anos de Engenharia que são matérias básicas. E na minha faculdade tinha uma especialização que era de Engenharia Têxtil e me pareceu muito interessante, porque ali você não tinha professores formados, eram profissionais que davam aula nos seus períodos à noite, no período livre, que eles reservavam pra faculdade. Era um curso muito mais próximo da realidade do mercado, e eu acabei optando pela Engenharia Têxtil. Obviamente eu fui trabalhar na indústria têxtil e depois de quatro ou cinco anos eu recebi uma proposta pra vir pra Petroquímica. Dentro da Petroquímica eu trabalhava na aplicação têxtil, eu era responsável por todo mercado têxtil dentro de polipropileno, que era a minha especialidade. Com o passar do tempo eu fui assumindo outras responsabilidades, fui crescendo, cheguei a ser Gerente Técnico e depois de 12 anos na área técnica eu recebi uma proposta para ir pra área de Sustentabilidade.

Eu entrei na Braskem em 2000 e fiquei 12 anos na área Técnica e estou desde 2012 trabalhando na área de Sustentabilidade. Eu tinha acabado de chegar na área de Sustentabilidade. A ideia era que essa área levasse sustentabilidade pra nossa cadeia de clientes, e uma das ferramentas principais que a gente trabalha é Avaliação de Ciclo de Vida. Depois de 12 anos de área técnica eu tenho bastante conhecimento em polímeros, em processos de transformação, em aplicações, hoje eu posso trabalhar todo esse conhecimento que eu adquiri pra buscar alternativas para os resíduos plásticos, buscar melhorar os produtos reciclados e novas aplicações para esses produtos. Os nossos produtos principais são os polipropilenos, polietilenos e o PVC, então são os plásticos que você vê mais comumente no dia a dia, principalmente no dia a dia das pessoas o que se relaciona mais são as embalagens plásticas. A Braskem é produtora desses plásticos que depois...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Histórias Que Reciclam

Depoimento de Luiz Gustavo Ortega

Entrevistado por Lucas Torigoe e Joyce Pais

São Paulo, 21 de outubro de 2015

Realização Museu da Pessoa

HQR_TM01_Luiz Gustavo Ortega

Transcrito por Karina Medici Barrella

R – Minha formação é em Engenharia Têxtil. Apesar de eu ter sido engenheiro quando eu saí do colegial eu saí prestando Odontologia, eu queria uma coisa completamente diferente. Não entrei direto na Odontologia então eu fiz um ano de cursinho e nesse período eu vi que eu não gostava de estudar nada relacionado a Biomédicas.

P/1 – Fez cursinho aonde?

R – Eu fiz cursinho no Anglo, em Santo André. Aí eu acabei indo pra Engenharia. E minha ideia era fazer Engenharia Mecânica, mas durante a faculdade você tem dois anos de Engenharia que são matérias básicas e aí eu vi que eu também não gostava de estudar aquilo, eu estava procurando alguma coisa diferente. E na minha faculdade tinha uma especialização que era de Engenharia Têxtil e me pareceu muito interessante porque ali você não tinha professores formados pra dar aula e sim eram profissionais que davam aula nos seus períodos à noite, no período livre, que eles reservavam pra faculdade. Então era um curso muito mais próximo da realidade do mercado, isso me pareceu bastante interessante e eu acabei optando pela Engenharia Têxtil. Da Engenharia Têxtil obviamente eu fui trabalhar na indústria têxtil e depois de quatro ou cinco anos eu recebi uma proposta pra vir pra Petroquímica. Dentro da Petroquímica eu trabalhava na aplicação têxtil, então eu era responsável por todo mercado têxtil dentro de polipropileno, que era a minha especialidade. Com o passar do tempo você acaba fazendo outras coisas além da sua especialidade, então eu fui assumindo outras responsabilidades, fui crescendo, cheguei a ser Gerente Técnico e depois de 12 anos na área técnica eu recebi uma proposta para ir pra área de Sustentabilidade.

P/1 – Isso tudo na...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Com cara e coragem
Vídeo Texto

Rosa Maria Araújo Santos

Com cara e coragem
Vídeo Texto
A reciclagem que transforma vidas
Vídeo Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.