Francisco Valadares Póvoa relembra sua infância no interior de Minas Gerais, em Manhumirim. Era um menino que gostava de leitura, e sempre trabalhou desde 12 anos de idade. Ainda jovem passou em um concurso para trabalhar no Banco Nacional da cidade, mas por influência de seu padrinho foi incentivado a buscar maiores oportunidades. Aos 16 anos se mudou para Belo Horizonte, onde teve a possibilidade de estudar em um colégio universitário de elite e se formar em Engenharia de Minas na UFMG. Como estudante, Francisco foi um bom aluno, tendo ganhado a honraria de personalidade marcante no curso de Engenharia. Fez estágio na Vale e assim que se formou, foi contratado. Francisco participou do Projeto Carajás, da concepção até sua operação, foi diretor da Rio Doce Internacional na Bélgica, presidente do conselho fiscal de florestas da Vale do Rio Doce, entre outras grandes funções que teve na empresa. Atualmente, é presidente da Investvale, desde de 1994, quando houve o processo de privatização da Vale.

Memórias Companhia Vale do Rio Doce Depoimento de Francisco Valadares Póvoa Entrevistado por Rosana Miziara (P/2) e José Carlos Vilardaga (P/1) Rio de janeiro, 31 de março de 2000 Realização Museu da Pessoa Código: CVRD_HV010 Transcrito por: Simone Scorsato Revisado por: Wini Calaça P/1- Qu...Continuar leitura

Título: Uma personalidade marcante

Data: 31/03/2000

Local de produção: Brasil / Rio De Janeiro / Rio De Janeiro