Helena Martins de Araújo nasceu no Rio de Janeiro em 1937 “na época era Estado da Guanabara”. Formada em Serviço Social Helena foi uma educadora destemida muito à frente do seu tempo. Começou a trabalhar no Centro de Treinamento dos Correios, implantando ações e métodos de ensino inovadores. Viajou por vários países dando treinamento e consultoria pela União Postal Universal (com sede na Suíça é o principal fórum internacional de cooperação entre os atores do setor postal). Helena sempre buscou atualização profissional e pôde, com seu empenho e dedicação, contribuir para a melhoria dos serviços dos Correios.

Eu nasci no Rio de Janeiro, na época era Estado da Guanabara, em 27 de janeiro de 1937. Meu pai é Ignácio Martins de Araújo e Maria de Jesus Amorim de Araújo. Meu pai era militar e minha mãe era doméstica. Nós éramos seis filhos, eu sou a terceira na ordem de nascimento. Minha mãe, apesar ...Continuar leitura

imagens (5)

Formatura de ginásio

data (ou período): Ano 1952 Imagem de:Helena Martins de Araújo

Retrato

Imagem de:Helena Martins de Araújo

Passeio com colegas de faculdade

data (ou período): Ano 1968 Imagem de:Helena Martins de Araújo

Formatura do curso de psicopedagogia

data (ou período): Ano 1976 Imagem de:Helena Martins de Araújo

Curso de instrutores da América Latina

data (ou período): Ano 1990 Imagem de:Helena Martins de Araújo

Formatura de ginásio

Helena Martins de Araújo (sétima aluna da direita para a esquerda) na festa de formatura do ginásio no colégio Nossa Senhora de Lourdes.

período: Ano 1952
crédito: Foto Mendonça

Retrato

Helena Martins Araújo aos 16 anos.

Passeio com colegas de faculdade

Helena Martins de Araújo e grupo de colegas da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro em passeio pela cidade.

período: Ano 1968

Formatura do curso de psicopedagogia

Helena Martins de Araújo recebendo o certificado de conclusão do curso de psicopedagogia, que fez como bolsista da UPU. O certificado foi entregue pelo diretor do Institut National des Cadres Administratifs.

período: Ano 1976

Curso de instrutores da América Latina

Helena Martins de Araújo e instrutores de treinamento dos Correios de vários países, no curso de Instrutores da America Latina da UPU.

período: Ano 1990
tipo: Fotografia

Correios – 350 anos aproximando pessoas Depoimento de Helena Martins de Araújo Entrevistada por Stela Tredice Rio de Janeiro, 9 de agosto de 2013 HVC077_Helena Martins de Araújo Realização Museu da Pessoa Transcrito por Claudia Lucena MW Transcrições P/1 – Então eu queria que você come...Continuar leitura

Título: Uma educadora destemida