A infância com diversas influências culturais. Episódio com a máquina de costura. O curso de Costura e a determinação para representar a escola nas Olimpíadas do Conhecimento. Sentimento de pertencimento e as amizades do Senai. A primeira vez em uma fábrica de moda. Os trabalhos no Bom Retiro e as memórias afetivas no bairro. Primeira viagem sozinha pela America do Sul. As viagens a trabalho e passagem pela China. Falecimento do pai e a época em Venice. O encontro com Adrien e a transformadora viagem pela Ásia. Voluntariado nas cooperativas de mulheres e a inspiração para o surgimento da Calma. Importância da moda e da costura pra ela.

imagens (14)

O chapéu de palha

data (ou período): Ano 1982 Imagem de:

Nascimento da Calma

data (ou período): Ano 1989 Imagem de:

Combinando

data (ou período): Ano 1990 Imagem de:

Encontro com Iemanjá

Casamento dos meus pais

data (ou período): Ano 1980 Imagem de:

Marco em minha vida

get_date(); ?>

Costureira, CEO e modelo (às vezes)

data (ou período): Ano 2021 Imagem de:

Casamento no cartório

data (ou período): Ano 2016 Imagem de:

Começo de uma nova vida

data (ou período): Ano 2000 Imagem de:

A força das mulheres paraguaias

Casamento planejado

data (ou período): Ano 2016 Imagem de:

Casamento de sua cunhada

data (ou período): Ano 2019 Imagem de:

Misturadinho

data (ou período): Ano 2020 Imagem de:

Realizando sonhos

data (ou período): Ano 2018 Imagem de:

O chapéu de palha

Diana, irmã mais velha de Kelly, e sua mãe, Clotilde no Parque do Ipiranga. Kelly conta que sua mãe, recém chegada ao Brasil, comprou um chapéu de palha com tranças penduradas porque achou a coisa mais linda, sem imaginar que fazia parte do folclore caipira e das festa juninas do país.

período: Ano 1982

Nascimento da Calma

Kelly, Diana, sua irmã mais velha, e Thalita, sua prima em sua casa no Bom Retiro. Kelly conta que aprendeu com sua mãe que para ser feliz não era necessário muita coisa. Para incrementar a festa de aniversário, elas penduraram os ursinhos de pelúcia na parede e fizeram uma festa colorida. Kelly conta que esse é o espírito da Calma: resolver as coisas com pouco.

período: Ano 1989

Combinando

Kelly e seu pai em seu aniversário de 6 anos, a última foto que tem com ele. Kelly conta que esse dia foi super divertido, e que os dois estavam bem parecidos.

período: Ano 1990

Encontro com Iemanjá

Da esquerda para a direita: tia Ursulina, Diana, irmã de Kelly, sua mãe, Clotilde, Kelly no colo de sua mãe e sua avó, Mercedes na primeira vez que sua avó veio visitar sua mãe no Brasil. De acordo com Kelly, essa foi a primeira vez que todas entraram juntas no mar, uma experiência bastante significativa para quem nasceu e morava no Paraguai.

Casamento dos meus pais

Casamento dos pais de Kelly em Lambaré, Paraguai.

período: Ano 1980

Marco em minha vida

Kelly, no centro, na cooperativa no Vietnã que trabalhou como voluntária. A sua esquerda, a líder dessa cooperativa, que auxiliava as mulheres a tingir as roupas. Através dessa ação, empoderava tais mulheres (muitas haviam sido violadas). Kelly conta que conhecê-la foi um marco em sua vida.

tipo: Fotografia

Costureira, CEO e modelo (às vezes)

Kelly usando uma de suas peças da Calma SP, o Calmão.

período: Ano 2021

Casamento no cartório

Kelly e seu marido, Adrian, no cartório na Barra Funda em seu casamento. Kelly conta que foi um casamento rápido e que usou um vestido que desenhou.

período: Ano 2016

Começo de uma nova vida

Kelly após receber uma medalha de prata em polivalência em costura em um torneio do SENAI (hoje chamado Olimpíada do Conhecimento). Kelly era a representante de sua escola, Escola e Faculdade SENAI "Mariano Ferraz”. Essa foi a primeira conquista de Kelly, o que a fez perceber que podia acreditar em seus sonhos.

período: Ano 2000

A força das mulheres paraguaias

Da esquerda para a direita: tia Eugenia, avó Mercedes, tia Ventura, mãe Clotilde, tia Ursulina e tia Justa em uma igreja em Assunção, Paraguai.

Casamento planejado

Da esquerda para direita: irmã Diana, Kelly, Gina, Clotilde, Rafaela, Marie, Adrian e sua cunhada. Kelly conta que foi um casamento pequeno, mas que propiciou um reencontro e união de brasileiros e franceses. De acordo com ela, houve uma bela conexão entre os convidados. Além disso, foi uma festa comunitária, em que cada um colaborou em sua realização. Para Kelly é a máxima de fazer muito com pouco.

período: Ano 2016

Casamento de sua cunhada

Kelly, de vestido rosa na direita, com seu marido, cunhados e sogra durante o casamento de sua cunhada. Foi um casamento tradicional indiano.

período: Ano 2019

Misturadinho

Reunião de sua família brasileira/paraguaia com a família francesa de seu marido.

período: Ano 2020

Realizando sonhos

Da esquerda para direita: mãe de Kelly, seu marido, Kelly e sua sogra em Buenos Aires, Argentina, realizando o sonho de sua mãe, que era de conhecer o país.

período: Ano 2018
Palavras-chave:

Entrevista de Kelly Kim Entrevistada por Luiza Gallo e Bruna Oliveira São Paulo, 20/08/2021 Projeto Mulheres Empreendedoras - Ernst & Young Entrevista número PCSH_HV1007 Realizado por Museu da Pessoa Transcrita por Selma Paiva Revisado por Bruna Ghirardello de Oliveira P/1 – Kelly, para come...Continuar leitura

Título: Uma Costura de Origens e Raízes

Data: 20/08/2021

Local de produção: Brasil / São Paulo

Entrevistador: Bruna Ghirardello de Oliveira Revisor: Bruna Ghirardello de Oliveira Transcritor: Selma Paiva Entrevistador: Luiza Gallo Favareto Personagem: Kelly Elisa Kim Autor: Museu da Pessoa