Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: José Lima dos Santos
Por: Coleção Alagados, 11 de agosto de 2020

Uma catequese diferente

Esta história contém:

Uma catequese diferente

Vídeo

O padre Dominique aproximando 2 anos de padre aqui, ele foi fazer um levantamento e descobriu tanta criança e cadê uma catequese que chegasse? Ai ele disse: “- Vamos lançar uma catequese espalhada”. Como isso? Ele se sentou conosco, com as bases para estudar, pra ver um projeto. Sabe qual é o projeto? Bom, não temos espaço para acolher tantos catequistas e catequistas, e tantas crianças. Um levantamento feito por nós. Ai a gente estudou, estudou depois ai caímos na realidade, que a gente tinha que criar salas de aulas em ruas diferentes, em casas de pessoas. Colocou. Aqui foi uma [casa de Secundino e Nina]. Agora, pra você ter uma ideia, chegamos com esse resumo a um trabalho para pescar catequistas foi um trabalho...Mas conseguimos chegar a 90 catequistas! 90 catequistas. Somando tudo, 90 catequistas, 45 salas de aulas, em ruas diferentes, compramos 45 livros, eu e ele fomos buscar esse livro lá na editora. Eu tenho o livro em casa ainda, esta lá. 45 livros! Cada sala de catequese, a catequista preparada e uma auxiliar. Uma noviça né, pra aprender. Com isso, para resumir teve alunas minhas que fez a primeira eucaristia e no outro ano eu apresentei como catequista. Ai na reunião ele disse: “- Ih, já pode auxiliar a catequese?” Eu disse: “- Eu garanto, pode pegar. Ai botou aluna minha, ex-aluna que já tinha feito a primeira eucaristia, no ano seguinte eu levei para a reunião. Ai ele perguntou: “- E pode?” “- Pode preparar!” Jogou ela para auxiliar. Foi uma excelente catequista, de imediato. Isto deixou as pessoas capacitadas para preparar outros. 90 catequistas, 45 salas de aulas, 45 livros! A formação era dada todos os 3 meses. Formação e todo mês tinha um encontrão da catequese com as crianças. As crianças desde as 9h00 horas. A missa era animada pelas catequistas e levava as crianças. Todo esse manancial! É um projeto que se for escrever dá um mundo. E nós chegamos ao...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

A costura do antes, do agora e do depois
Vídeo Texto
Cresci como ser humano
Vídeo Texto

Cássia Daniele Lima

Cresci como ser humano
Trabalhemos pela paz
Vídeo Texto

Ivaldino de Assis Mendes Tavares (Padre Assis)

Trabalhemos pela paz
Uma vida pelo semi-árido
Texto

Maria Lúcia Araújo Silva

Uma vida pelo semi-árido

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.