Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Um quintal, nosso mundo

Esta história contém:

Um quintal, nosso mundo

O lugar especial da minha casa, é o quintal. Na verdade, é a casa dos meus pais, mas tão minha também. O quintal me traz paz e esperança. Me acalma. Ouço o galo cantando em horas aleatórias; os vários passarinhos piando, tomando banho, comendo a comidinha que meu pai oferta com tanta disposição; os verdes, as flores, borboletas; Os jacus. Quintal que já foi palco de tantas festas! E também de alguns choros...quintal em que o Cedro verdeja e perde as folhas, nos lembrando que a vida é feita em ciclos e que tudo ficará bem. No pé do Cedro, enterramos o cordão umbilical de Francisco. Quintal no qual eu sentava no puerpério, de manhã cedinho após noites de canseira, bebendo um chá da mamãe e tomando sol para cicatrizar os seios feridos, no meu momento de respiro. Quintal que hoje é o mundo do meu filho, nosso mundo. Francisco tem um ano e estamos aqui a inacreditáveis 5 meses. Queria ter acesso a todo o restante do mundo, mas como me alegro em ver que o mundo dele, apesar de restrito, é lindo e cheio de verde e cheio de vida. Todo dia, andamos no quintal. Vemos as flores e os pássaros. Todo dia, ele arranca um raminho de lavanda e me dá, e sorri alegremente quando digo “que cheiroso meu amor”! Nesse quintal, ele se maravilha ao “ajudar” a pendurar roupas no varal e depois passar a mãozinha nelas; se encanta com a dança de lençóis e panos de prato. Nesse quintal, ficamos longos minutos pegando folhinhas e colocando elas num balde ou outra simplicidade qualquer dessas. Entrar debaixo do aspersor que água a horta; andar atrás da cachorrinha; balançar na rede; catar folhas e coisinhas; amassar um torrão de terra; espalhar água na poça; fazer de uma caixa, um carrinho. De noite, procurar a lua e se preparar para dormir sentindo o ar fresco embaixo de estrelas. Nesse quintal, será que iremos construir nossa casa? Largar os planos passados, largar a capital, largar nosso apartamento recém reformado, largar a...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Trabalho com permacultura
Vídeo Texto
Vídeo Texto
Biólogo e permacultor
Vídeo Texto

Pedro Coelho Massela

Biólogo e permacultor
Um menino chamado Innocente
Texto

Celso Aparecido Innocente

Um menino chamado Innocente

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.