Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

A minha história é muito simples. Acredito que até irrelevante. Pois diante de tantas maravilhosas tenho pouco a registrar. É nessa simplicidade que encontro com a minha família numa viagem a 112 anos passados em um navio mal reformado (escravos) para a travessia dos imigrantes, que buscavam esperanças de vida melhor.

Foram agenciados em Treviso (Mansué), família Vettoretti inclusive o meu avô de 12 anos ,eram alfabetizados (conforme certidões) com letras góticas. Chegaram e aquilo que era a terra da riqueza pareceu um pouco utópico. Porém tudo na busca aconteceu -- logo que chegaram após 2 meses a matriarca Elisabetta Marchetti faleceu de febre amarela em Ribeirão Preto e restou para essa família a garra, fé e o mais importante do ser humano o berço familiar muito bem estruturado. Sempre com dificuldades a "Mérica" não foi aquela mina de esperanças, porém, bem diferente dos dias de hoje as dificuldades não estimularam a pobreza do espírito e sim a dignidade e caráter se faziam mais fortes e presentes. Louvados imigrantes, que herança bonita recebi. Muito obrigada aos avós que nunca conheci, porém tão presentes no meu ser. Imaginem se uma família italiana na miséria -- faria o que está se fazendo hoje -- é isso que falta no nosso pais caráter.

*existe um livro italiano "Mérica Mércia", que são cartas do italianos enviadas do Brasil para a Itália, relatando a viagem, chegada, vida e muito mais. É maravilhoso -- importei --livraria Siciliano na Av. São Luiz.

Tchau

(Marli Gutierrez Vettoretti Cardamone deu o seu depoimento ao Museu da Pessoa no dia 08 de junho de 1998 através do nosso site da internet)

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Um punhado de experiências
Vídeo Texto

Fernando Byington Egydio Martins

Um punhado de experiências
Conquistas do dia a dia
Texto

Daniela Campos de Almeida

Conquistas do dia a dia
Decidi dar um voto de crédito para a humanidade
Vídeo Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.