Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Um mundo mais colorido para se viver.

Esta história contém:

Edélcio José de Camargo Ipanema - Ilustrador.

Como qualquer criança brincou de pega-pega, futebol, garrafão, peteca, mas o desenho falava mais alto, gostava de desenhar em qualquer papel que aparecesse, e como nos disse, adorava desenhar nas paredes de casa e buscar nas nuvens outros desenhos. Esse é o ilustrador Edélcio José de Camargo Ipanema trinta e sete anos, morador da Vila Barão em Sorocaba e entrevistado pelos alunos e alunas do 5º Ano B da Escola Municipal Edemir Antonio Digiampietri.

O principal incentivador foi o pai. O menino desde os seis anos de idade observava seu pai, pintor de paredes, chegar do trabalho e desenhar os personagens Fantasma e Flash Gordon seus super-heróis favoritos das historias em quadrinhos dos anos sessenta.

Ao observar que o pai desenhava os personagens com as mãos para trás, pois ele achava difícil fazê-las, Edélcio tomou como desafio o desenho das mãos e os personagens da Turma da Monica foram seus primeiros desenhos e para conseguir desenvolver e aperfeiçoar seus desenhos.

Na escola gostava de todas as aulas, mas História era a que gostava mais, pois ali pode conhecer a história de várias nações e culturas diferentes, os personagens da Mitologia Grega e Romana foram a influência para gostar de desenhar os super-heróis e saber que alguns representam seres mitológicos e a história de alguns países.

Gostar de desenhar não bastava para esse autodidata, era necessário aprender técnicas para seguir a profissão de ilustrador. Através de um sonho teve a inspiração e uma feliz coincidência o fez encontrar um lápis verde, outro roxo e um papel alisado com o ferro de passar roupa, esse material era o necessário para desenhar o Incrível Hulk e participar de um concurso nacional de desenhos.

A participação foi muito feliz, pois alcançou a terceira colocação entre participantes de todo o Brasil, recebeu como prêmio uma bolsa de estudos para um curso técnico em...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Vídeo Texto

Sâmia Aparecida Victorio Rios

"Tem a ver com essa avó"
Um pintor de palavra
Vídeo Texto

Rui Gonçalves de Oliveira

Um pintor de palavra
Falou que não pode, eu quero.
Vídeo Texto

Sônia Marta Junqueira

Falou que não pode, eu quero.
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.