resumo

Nessa entrevista a escritora de literatura infanto-juvenil Mary França nos conta sobre sua infância e as mudanças de cidade nesse período. Sempre se interessou por literatura, lia clássicos de Casimiro de Abreu, Monteiro Lobato, Eça de Queirós, José de Alencar, entre outros e escrevia com facilidade; no entanto, quando criança, sonhava em ser professora de Matemática, mas o destino a levou para outro caminho. Incentivada por seu companheiro, o ilustrador Eliardo França, Mary começou a escrever histórias que se transformaram em grandes sucessos. Mary se inspira em Jean Piaget e sua paixão pelo escritor Hans Christian Andersen, criador do O Patinho Feio, por exemplo, a levou até a Dinamarca e ela nos conta sobre essa aventura. Mary também nos conta detalhes de alguns de seus livros infanto-juvenis e destaca sua vontade de continuar escrevendo livros para crianças em fase de alfabetização.

história

história na íntegra

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto Memórias da Literatura Infanto-Juvenil Depoimento de Mary França Entrevistada por Thiago Majolo e Thiago Belotto São Paulo, 10/06/2008 Realização: Museu da Pessoa Entrevista número: MLIJ_HV011 Transcrito por Patrícia Fonseca Revisado por Natália Ártico Tozo P/1 – Então Mary, p...Continuar leitura



Título: "Muitas histórias eu fiz a partir das leituras dos diálogos do Piaget"

Data: 10/06/2008

Local de produção: Brasil / São Paulo

Personagem: Mary Jane Ferreira França Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.


opções da página