Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Nasceu em Pindamonhagaba, estado do São Paulo aos 13 de dezembro de 1918. Formou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro em 1945. Vive hoje em Pindamonhagaba com sua esposa Cylene, onde ainda exerce sua profissão, dedicada aos carentes em geral e também humanizando a medicina do INPs, onde faz triagem médica para encaminhar pacientes aos seus colegas de especialidades. Espiritualista convicto, sabe que estamos aqui de passagem e "que Deus nos permita fazer agora todo o bem, porque amanhã este bem já não será possível", costuma dizer. Com quase 80 anos não aparenta a idade que tem. Sua tranqüilidade interior está espelhada em sua face ageless.

"Quando conheci Paulo, meu marido, tinha 15 anos. Era amiga da esposa dele que viria a falecer mais tarde. Admirava-o pela compaixão que tinha para com os pobres. Médico, fez mais de 10.000 partos - 90% gratuitos. Espiritualista convicto, sua vida foi a de um ser humano dedicado ao próximo. Desapegado de conquistas materiais, ensinou-me que quem não vive para servir, não serve para viver. Demonstrou-me que com amor se pode tudo... Um ser humano anônimo, conquanto tenha privilegiado com sua inteligência todos que com ele conviveram ou convivem. Que bom que pode ficar imortalizado no Museu da Pessoa e com o testemunho do imenso amor que lhe dedico".

(Cylene Dantas da Gama contou a história de seu marido para o Museu da Pessoa em 8 de março de 1997 através do nosso site na Internet)

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

A doença como caminho
Vídeo Texto

Luiz Fernando Bolognesi

A doença como caminho
Flamengo nas vitórias, nas derrotas e nos empates
Vídeo Texto
Conhecimento, comparação, convicção e prática
Vídeo Texto
Um palhaço tímido
Vídeo Texto

Carlos Humberto Mendes Biaggioli

Um palhaço tímido
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.